VALEU A PENA!


Não foi um ano qualquer. Vivi em 2008 emoções fortes. Naveguei  com calmaria, vento bom e tempestade. 

Fui acariciada, afrontada e confortada. Chorei e ri. Vi o chão fugir dos meus pés e senti  braços amigos me sustentando.

Alguns bateram a porta na despedida; outros chegaram com presentes. No balanço, somei amigos. E que amigos!

Sonhei. Vi sonhos  crescendo e outros ruindo.  Adaptei-me às mudanças de planos e ao fim constato que o saldo é bastante positivo.

Às portas do ano que chega, sinto-me mais forte, mais mulher, mais íntegra. A dor que a alma sentiu, refletiu no corpo, mas a cada dia dói menos. As cicatrizes ainda estão comigo e conservo o cuidado ao pisar.

Valeu a pena, pois se alma apequenou-se diante das tormentas, alargou-se com os abraços, a ousadia , a irmandade,  a coragem, o perdão e a verdade. Foi dessa forma que cruzei o Bojador.

No limiar de 2009 o coração bate em allegro ao perceber o quanto venci e a vitória maior vem com a filha que se formou em arquitetura com louvor. Conquista dela que chega a mim e adoça o coração.

Nada prometo para o próximo ano,  porém chegarei lá mais segura e dando graças a Deus.  Será com sal e mel  que continuarei recebendo os que moram em meu coração.
 
Nesse momento
me despeço de qualquer traço amargo e pinto com alegria e esperança meu cartão de Feliz Ano Novo que envio a vocês, desejando saúde, amor e paz.





" mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."

Fernando Pessoa, em Mar Português.
Evelyne Furtado
Enviado por Evelyne Furtado em 27/12/2008
Reeditado em 29/12/2008
Código do texto: T1355114
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.