Só pra dar um toque...

Chamaram-me impudente e cínico. Esqueceram que no Ceará, quem não tem peixeira, briga com o pé. Como sou meio sedentário, defendo-me com a língua em quase todas as ocasiões. É apenas uma maneira de sobreviver, ainda que arrastado pelas bravias e devastadoras correntezas e avalanches da vida moderna.

Mas, voltando ao que interessa, quero dizer que não assumo palavras atribuídas a mim. O que sai da minha boca, e apenas isto, é o que assumo ainda que me cortem os dedos.

Sabe o que é pudor uma sociedade como a nossa? Uma sociedade como a nossa sabe o que é cinismo? Não, não sabe. E se os sabe, é para praticá-los plenamente. E por isto enrola uma geração inteira durante quase 20 anos e depois a joga analfabeta ao mercado de trabalhos, aos leões, ao escravismo, ou ao diabo que o carregue...

Portanto, ficam combinadas duas coisas: não sou despudorado e nem sou cínico. Mas também não sou escravo de um sistema pobre (ou pelo menos tento não ser), nem sou burro. Quem nasce burro na caatinga, morre antes dos 5 anos de vida, morre de inanição...

E nem me venha encher novamente o saco, entendeu, caro pudico? Assim não preciso te mandar tomar naquele lugar que gentilmente ofertas ao travecão ferrenho.