JEITO FLORA DE SER...

"Aquele que quiser praticar o bem, tem que ter coragem suficiente para enfrentar a ingratidão!" Francisco Cândido Xavier

Não teria outra argumentação melhor para compactuar com a atriz que tão bem interpreta a personagem Flora - novela A Favorita - da Rede Globo - que, apossar das palavras de Nelson Rodrigues, em a Vida Como Ela É, em que diz que o ser humano, em sua natureza, é perverso. Como tão bem nos explica Lacan - ciclo perverso é representado por um padrão psíquico repetitivo geralmente reproduzido com pessoas difíceis e problemáticas que são íntimas do nosso convívio. Então me pergunto: quantas Floras há por aí?

Pois bem. O que nos acalma o espirito é pensar e constatar que também o "bem" predomina em muitas pessoas. Torna-se, portanto, uma bússola encontrar o nosso norte em nossos relacionamentos, como bem afirmava Ítalo Calvino em seu excepcional livro - As cidades invisíveis; em que nos ensina que o inferno dos homens, se é que existe, não é, e nunca será como tão bem representa muitos pastores e padres, o inferno dos homens está, invariavelmente, em nosso dia-a-dia, com nossas decisões e opiniões. Portanto, cabe tão somente a nós escolher no meio desse inferno o que não faz parte e as pessoas que não aderiram a esse calor, para que tenhamos uma vida digna de ser humano. Ou então, em contrapartida, fazer parte das vidas desse inferno, sendo hipócritas e mesquinhos e, quando percebermos, já estamos disseminando o verdadeiro mal por essa terra abençoada.

O viés do novelo que se desenrola por meio da personagem Flora terá o fim como já previsto nas novelas, nos folhetins... será cruel, não menos que a própria morte, em que tão bem figurava os folhetins de Dostoievisky, em sua Rússia do coração. Mas fiquemos com indagações pertinentes e talvez até muito identificadas. É dizer: quantas pessoas não se identificaram com a personagem Flora na vida real?

Outrossim, como tão bem nos ensina o Grande Mestre da Galiléia - Jesus - aquele que não tiver nenhum pecado que atire a primeira pedra!

E como é difícil atirar pedras, quando se tem ou não quer se colocar à prova nosso telhado, para ver se resiste ou não as pedradas alheias?

Enfim, a tarefa de julgar, realmente, é muito mais difícil que nossa vã filosofia em dizer o que é certo ou errado, no entanto, há um grande diferencial, como bem disse Ítalo Calvino - cabe a nós escolher as pessoas - entre Floras e Flores há grande diferenças, não só no perfume, mas incotestavelmente no relacionar-se.

Portanto, a todos nesse novo ano que se inicia, que sejam brindados com muito mais FLORES QUE FLORAS.

FELIZ 2009!

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 28/12/2008
Código do texto: T1356562