O CLIMA MÍSTICO DO REVEILLON EM COPACABANA


O que mais me chama a atenção no Reveillon da praia de Copacabana é o clima um tanto misterioso, místico e esotérico, minutos antes da queima dos fogos. Cerca de meia hora antes da meia-noite, as ruas do bairro, se enchem de pessoas vindas de todos os lugares e, em sua maioria, vestidas de branco. Faz-se um estranho silêncio, rompido apenas pelo ruído dos passos em marcha sincronizada, e a impressão que se tem é de que, entre aquelas pessoas que seguem quase que autômatas em direção à praia, com os braços carregados de flores para Iemanjá, misturam-se espíritos ou almas de outras pessoas desencarnadas. 

Que essas almas ou espíritos passam por entre nós, os vivos, comungando o mesmo sentimento de união e fraternidade.  Os mais sensíveis podem até jurar que se trata de uma energia densa e cósmica que deixa a todos em estado de transe. Se se apurar bem os ouvidos, dá para escutar suspiros, gemidos e vozes que não pertencem àquele espaço, mas vêm do além. É quase como um sonho: pessoas e almas, todas em branco e em transe, sendo atraídas por uma forte energia que chama em direção ao mar.

Outro momento interessante e intenso é o da contagem regressiva. Todas as pessoas, em uníssono, contam de dez até zero e explodem num grito forte e retumbante, como se fosse um grande gozo em conjunto. Quase todos se abraçam, abrem champanhes, sorriem e gritam FELIZ ANO NOVO! O espaço da praia, por ser totamente aberto e democrático, prima pelas diferenças. Do rico ao pobre, do negro ao branco, do estrangeiro ao carioca da gema, todos, sem exeção, se confraternizam e dividem seus champanhes. É um raro momento de PAZ E AMOR UNIVERSAL e, a despeito de alguns raros casos de violência, me lembra a música Imagine, de John Lennon.
Por que será que o ser humano torna este momento de "passagem de ano" tão especial, significativo e quase sagrado? Claro, sabemos também que são nestes momentos de Natal e Reveillon, que muita gente entra em estado depressivo e muitos chegam a cometer suicídios. Isto, porém, não tira a importância dos eventos.  Há uma espécie de investimento emocional e afetivo muito grande nestas datas. Mas, o que estará por trás disso, se pela lente da objetividade sabemos que é uma data ou dia como outro qualquer?
Talvez seja o simples fato do ser humano ser um tanto quanto opus ou mágico. Talvez por ser a vida misteriosa e também mágica. Talvez por ainda não termos respondido às três perguntas angustiantes e fundamentais: Quem Sou?, De Onde Venho?, Para Onde Vou?.  Alguém já conseguiu uma resposta objetiva e convincente sobre o que é O TEMPO? E a VIDA, alguém já soube explicar o que realmente é? E quanto mais a gente estuda, se acultura e pesquisa, mais a gente chega onde o velho Sócrates chegou: SÓ SEI QUE NADA SEI.

Então, por que o ser humano não faz como os outros animais e se enquadra na natureza que o criou?  Por que ele teimou em "sair do paraíso" e viver diferente dos outros animais? Por que teima em ser "criativo" e modificar a Natureza?  Por que criou consciência de si mesmo e começou a questionar a vida, a natureza e a si mesmo? Eu também não sei, amigos, mas como boa humana questionadora, contemplativa e observadora que sou,  penso que nós tivemos que arranjar as coisas na vida para não caírmos ainda mais na angústia avassaladora em que vivemos.

Creio que fizemos calendários e marcamos datas para não nos perdermos mais do que já somos perdidos.  Buscamos em nossa caixinha de pândora, lá no fundo, a nossa varinha de condão ou  o pó de pir-lim-pim-pim, para termos algo em que acreditar:  a fé e a esperança de que, embora não saibamos o que é a vida, sabemos o que é amor e felicidade.  A passagem do ano, convencionada por nós, é a busca desta mágica que  existe dentro de nós. Acreditar que podemos controlar o tempo e que, em cada "virada de ano", renovamos nossa fé em mais uma chance de ser feliz. E, quem sabe a tese do mundo paralelo ou de outras dimensões é verdadeira e vivemos em conjunto com outras almas o tempo todo, especialmente nestes momentos de intenso misticismo?

FELIZ ANO NOVO, AMIGOS!
(Cliquem nos links abaixo e assistam a Queima de Fogos na praia de Copacabana que eu fiz questão de trazer de presente para os que não conhecem.)


 Parte I - http://br.youtube.com/watch?v=0aMs3uD8AA8&NR=1

Parte II - http://br.youtube.com/watch?v=EY5CTnYtLpg