Dona Maria e a caninana

Foi um susto e tanto: o grito do sobrinho assustado, a correria e a paulada certeira na cabeça da serpente. A tia salvou o sobrinho e ainda apareceu como heroína no jornal, mostrando o cadáver de uma enorme cobra. Nunca sonhara com tanta fama, reconhecimento, mais a gratidão do sobrinho e dos parentes, mas agora salvara uma vida.

Pronto, Dona Maria, o susto passou e seu heroísmo já deve ter dado lugar a assuntos talvez menos pujantes, mas mais recentes. A vida é assim, minha senhora: rei morto, rei posto, e viva o novo rei. E ainda venho eu decepcioná-la mais ainda com o que vou contar: a senhora não foi heroína coisa alguma, apenas vítima de um preconceito gerado pelo desconhecimento e pela ignorância. Desculpe, mas tenho que dizer: a senhora matou uma caninana. Sabe que ela também é chamada de "rateira"? Sabe por que tem esse nome? Porque os ratos são o principal item de seu cardápio. Melhor do que a maioria dos gatos que a senhora conhece. E a senhora não sai por aí matando gatos a pauladas, sai?

Certo, certo, ela estava para morder seu sobrinho, não é? Pois é muito provável que não estivesse. Sabe por quê? Porque, quando se sente ameaçada ela incha o pescoço e faz um barulhinho assustador, mas porque tem medo e quer fugir, que é o que ela pretendia quando foi morta. E se mordesse o menino, sabe o que aconteceria? Nada, pois não o machucaria mais do que se ele encostasse em uma roseira; ela não é venenosa. Paulada nas roseiras, então, certo?

Dona Maria, Dona Maria, quantos casos a senhora conhece de pessoas mortas por picadas de cobra? Possivelmente nenhum, e certamente nenhum por caninana. É que as cobras não saem procurando pessoas para picar; o fazem mais por susto do que por outra coisa. Mas de leptospirose já ouviu falar, não é? Pois é transmitida por ratos, que as cobras comem. E como os ratos são pródigos em se reproduzir, dá para fazer uma continha de quantos ratos a senhora criou matando a pobre da cobra.

Sabia, senhora, que 80% dos casos de câncer do pulmão são causados pelo cigarro? Já contou quantos morrem em acidentes nas estradas? E se a senhora pegasse um pau e saísse distribuindo pauladas em automóveis e expositores de cigarros?

Deixemos as cobras em paz, há animais muito mais venenosos andando por aí. Bem vestidos e mentindo para a senhora. E se a senhora desse umas pauladas....? Quem sabe....!