A INCRÍVEL PASSAGEM DE ANO

A Esperança foi pontual. No horário e local marcados com os outros convidados já estava bem próxima daquele iluminado palco instalado na Wall Street, na cidade de Nova Iorque.

De repente, surge a Tristeza acompanhada da Crise Mundial. Esta, a despeito de querer manter seu nariz empinado e portar-se com passos e gestos elegantes, não conseguia disfarçar um inconfundível ar paranoico. Desprovida da necessária autoconfiança, fumava de uma forma frenética e abusiva, como para não demonstrar fraqueza. Faltavam ainda uns quinze minutos para as doze badaladas que marcariam a passagem de ano.

Sob uma marquise, Ano Velho, Ano Novo e Ansiedade dialogavam nervosamente. Ingeriam generosas doses de um saboroso bourbon. 2009 tentou alertar Ano Velho para que moderasse na ingestão do uísque, ou não conseguiria passar o cargo. O mais velho, jogando o cachecol sobre o pescoço, justificava:

- É pra esquentar. Tá muito frio. Dentro de doze meses você entenderá minha sensibilidade a este frio. E tem outra: não ter havido uma guerra atômica, mesmo com Bush e uns e outros no poder, não é motivo suficiente para comemorarmos? Falando em Bush, fique de olho, você vai ver o porre que a Crise Mundial vai tomar hoje! Veja o assédio do pessoal da imprensa em cima da coitada. Logo ela, que quase não sai do casulo. Pode observar, ela não aparece. Não se sabe se é timidez ou síndrome do pânico. A última vez que apareceu em todos os jornais foi na década de trinta, eu acho, quando sua mãe, a Grande Depressão, também fez xixi fora do penico. Foi na época da Lei Seca, lembram? Malharam tanto o desempenho materno que ela jurou nunca mais aparecer na mídia. Pobrezinha, foi aparecer logo agora que está mais gorda e enrugada. Adivinhe se ela não vai encher a cara neste réveillon? A propósito, sabem quem também está em alta? A pobre da Esperança. Aliás, ela é um saco de pancadas no mundo inteiro. A Fome, o Salário e o Desemprego ficam o tempo todo enchendo o saco da pobre Esperança. Esta, humildemente, vai permitindo esta dependência. Pô, deviam mandar esse pessoal tomar umas lições com a Ousadia e a Coragem, mas não; ficam dando corda para esses suplicantes folgados.

De repente, para uma reluzente motocicleta, 750 cilindradas. Era a Alegria, que trazia a Tristeza na garupa. Esta foi encontrada aos prantos, numa sala cheia dos mais famosos economistas do mundo inteiro, telefonando para o Suicídio. Na sala, passavam um filme pornográfico da Crise Mundial, em plena nudez, em cenas fortíssimas com a Ganância e com a Especulação. Cenas de lesbianismo. Desrespeitosamente, pareciam não ouvir a melodiosa voz da Situação de Risco, que fazia o solo de Bandeira Estrelada (The Star-Spangled Banner), o hino nacional dos Estados Unidos da América.

...5... 4... 3... 2... 1... ZEEEROOO!

2009, trêmulo e apreensivo, olhou de soslaio para a Responsabilidade, como que pedindo ajuda. O Lobby e a Corrupção, de mãos dadas, trocaram um olhar disfarçado de conluio. Todos os presentes, sob a batuta da Expectativa, aplaudiram 2009 efusivamente e, com a Inquietude, aguardavam o pronunciamento que viria.

2009 estendeu a mão direita para a Preocupação e, com a outra mão, tirou do bolso as folhas de papel que continham o primeiro discurso do ano. Porém, não resistiu ao ver a Crise Mundial, embriagada, subir no capô de um automóvel e, sob o som da música Harlem Noturno, iniciar um sensual striptease.

2009, apavorado, alegou estar com uma ligeira indisposição estomacal, pediu licença aos presentes e saiu a passos curtos, com as coxas coladas, sugerindo que estava realmente apurado. A Previsão, que estava por ali, vaticinou:

- Efetivamente, a aguardada primeira ação de 2009 foi na casa de força. Fazer o quê? Acho que não é bom sinal! Acho que não é bom sinal!

1/1/2009 12:32:25

Luiz Celso de Matos
Enviado por Luiz Celso de Matos em 04/01/2009
Código do texto: T1366929