UM ANO NOVO SUSPEITO

Não tenho por hábito escrever sobre assuntos de época, principalmente Natal e Ano Novo. O Natal então é uma data que perdeu totalmente o sentido devido ao tanto que já foi desvirtuado desde a sua origem. Pode parecer mentira, mas é incrível a quantidade de gente que não sabe o que se comemora no Natal. Alguns chegam a dizer que “é a época em que se trocam presentes” (sic).

Até hoje não escrevi sobre o Natal e não tenho intenção de fazê-lo. Assim como ainda não fiz nenhum texto sobre outros assuntos de época.

Agora que as festas de final de ano já se foram e as pessoas estão voltando à normalidade, esquecendo um pouco aquela febre consumista que caracteriza essa época do ano, resolvi escrever sobre o novo ano que já se instalou em nós.

Compro o jornal no dia 2 de janeiro à procura das principais notícias e, à medida que o vou folheando, começo a ter aquela estranha sensação de “já vi esse filme”.

Na verdade, se tem um ano novo que começa suas funções carregado de tantas suspeitas, incertezas e até desesperança, este ano é o nosso recém chegado 2009. Senão, vejamos:

Em relação aos novos prefeitos que tomaram posse no dia 1 de janeiro, praticamente nenhuma esperança concreta. No Rio, o prefeito que saiu recusou-se a entregar o cargo ao que está entrando, caracterizando assim aquelas tão famigeradas rinhas políticas que o povo não aguenta mais.

Em uma cidadezinha no Ceará a prefeita não reeleita abandonou a coleta de lixo deixando o local em uma situação degradante, justamente para que o novo prefeito pagasse por isso. Vingança típica de um ser que ainda não cresceu para a vida.

Ainda no Rio, foram empossados vereadores com suspeita de envolvimento com as milícias, e na cidade de Campos-RJ assume a prefeitura uma eterna “rosinha” que terá um “garotinho” como seu conselheiro político. E esse casal de “garotinhos” ainda viu a “garotinha” mais nova assumir a vereança com a promessa de tornar-se líder de bancada e já dando a entender que vai infernizar a vida do prefeito eleito. Trabalhar pelo povo que é bom, nada!

Em São Bernardo do Campo-SP o prefeito eleito já comete seu primeiro ato de nepotismo (ele diz que não), empossando sua mulher pedagoga como secretária de Orçamento e Planejamento Participativo. Não satisfeito com isso, nomeia para a Secretaria de Finanças um ex-presidente da Caixa Econômica Federal que saiu da instituição após suspeita de ter agido na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo, em favor do então ministro da Fazenda. O vice-prefeito cantor, por sua vez, não ocupará nenhum cargo na administração, uma vez que se tornou vice já com a intenção de se candidatar ao Senado em 2010, evidentemente com o apoio irrestrito do PT.

Em Manaus, o senhor Amazonino (patriota apenas no nome) fez a mesma coisa empossando a irmã na Secretaria de Assistência Social e a filha na Secretaria de Cultura e Turismo.

No campo internacional, os conflitos entre judeus e palestinos continuam exatamente como em todos os anos anteriores. Um atira daqui, outro atira dali, e assim vamos indo para mais um ano com destruição e mortes sem sentido de milhares de inocentes.

Em plena época de inverno rigoroso a Rússia bloqueia o fornecimento de gás para a Ucrânia, deixando todos os cidadãos deste país nas piores condições possíveis. Motivo: o custo do metro cúbico do gás. Simples assim: “não paga o que eu quero, então passe frio e morra”.

Pouquíssimos exemplos como estes nos dão a idéia de que o Ano Novo já chegou com a idade avançada. Nada, absolutamente nada, muda no mundo de hoje.

E a melhor definição que li sobre este assunto foi uma charge na primeira página do jornal “O Globo”, edição do dia 2 de janeiro de 2009: DE DOIS MIL E OITO PARA DOIS MIL E NOVE, DE NOVO MESMO, SÓ O NOVE. Ânimo pessoal!

******

Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 06/01/2009
Código do texto: T1370284
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.