Vida e Obra de Maria...

Na manhã mais fria que os ventos levam a brisa, em cima de um tanque vemos a Maria. O sol bate em seu rosto limpando seu gosto de está ali, os filhos começam a acordar e ela vai ter que começar a dormir. Bem cedinho quando o galo canta, Maria acorda com ela nasce sua esperança faz um café gostoso, acorda o marido,depois é só esperar os filhos que ainda estavam dormindo,arruma a mesa cheia de pedaços de sonhos, que ela tentou construir mais o tempo não tinha dono, ela arruma bem no seu sono a mesa que queria que estivesse ali.Nesse momento único ela enxerga uma mesa com muitas frutas,uma ceia com muitas uvas que ela quer arrumar,ao sair do seu paraíso Maria se depara com a triste realidade a mesa encantada não está mais ali,pega uma pano velho.ele é a prova do concreto que existe em sua sinceridade, ela canta na mesa uma cantiga que seu pai cantava nos fins de tarde,os filhos terminam de tomar café, lá se vai Ela na ponta de seus pés pegar as roupas em um varal que pendurou sua sina, canta de novo para o vento sua única companhia,chama os filhos pelo nome para colocar-lhes o uniforme eles felizes olham a mãe linda que tem,que crianças de sorte.Arruma os filhos como se estivesse pintando um quadro,com muito carinho ela vai escrevendo seus passos,ensinando a eles que a vida é uma novela,cheia de personagens,que atuam por escolhas incertas.Ao terminar leva os dois para escola é mais um dia no conto de sua melodia,ela vê os filhos entrarem e aí volta para casa com seus cabelos mal tratados e roupas de assoalhos ela canta para espantar seu passado,uma mulher feliz ,sempre certa do que quis hoje vemos Maria espalhada por aí.Chega em casa e arruma a sala a cama para depois tentar descansar daqui a pouco volta escola para pegar os filhos dessa jornada que não vai parar,arruma sua estante elas carregam foices de folhas que Maria teve que cortar,lembrando de sua vida quando era uma sonhadora de roça,queria a cidade grande para se libertar de sua fossa,que sem querer ela tinha se afundado.Certo dia bem pertinho de sua casa conheceu um rapaz que despertou um interesse em seu coração que residia a paz,se apaixonou por ele teve seus filhos e em um ato impensado Maria pegou sua mala e veio para a cidade achando que podia se libertar,chegando aqui com vinte anos,uma menina linda cheia de vida que queria na cidade uma felicidade pena que ela o futuro não sabia.Na sua bagagem, haviam cartas e alguns pregos que ela trouxe para seu destino pregar.Chegando aqui o marido se tornou o trabalhador daqueles piões de xadrez que arrisca a vida em mais um prédio com elevador,suas mão marcadas por essa vida ele carrega em dias no seu corpo cheio de dor.Lembrando disso, Maria chora todos os dias não buscava essa vida, queria ser atriz famosa ter muito dinheiro posar em notas e hoje ela chora em uma casa envelhecida que as traças marcaram nas paredes de sua própria vida, ao terminar Maria olha o relógio que ganhou de sua mãe e vê que já é hora de buscar seus filhos,desce a rua cheia de curvas para chegar na escola.Espera alguns minutos para levar sua criação ela ensina a seus filhotes que o caminho é pela estrada da educação.

O tempo passa e dez anos correm nessa vida, - lembra de Maria?Agora já envelhecida já não tem mais aquela vida que tinha mudou-se de casa hoje vive em uma ilha, - não entendeu ainda?Maria hoje vive uma vida que quis ter na infância isso porque seus filhos seguiram atentos a lição de Maria, hoje são Doutores e deram vida a essa heroína que cuidou com carinho de sua cria, hoje ela descansa vendo o mar na sua vida.Maria hoje lembra dos seus sonhos pena que já é tarde pois os anos levaram seus anos e ela teve que envelhecer,no meio de uma roça distante nasce mais uma menina os pais batizam em sua certidão Maria...