A Vaca

A vaca é um animal nobre. Uma verdadeira obra-prima da natureza. Uma eficiente máquina de transformação de relva em bife. Parece até milagre. Quando olhamos para uma vaca temos a ilusão de ver um único animal. Quando de facto estamos contemplando uma panóplia de seres vivos. Milhões de microorganismos fazem a sua vidinha dentro dos quatro compartimentos gástricos da vaca. Uns são meras bactérias mas muitos são protozoários bastantes avançados que degradam a celulose permitindo que seja transformada em energia pelo animal superior. Muitos esforços têm de ser reunidos para que se possa sintetizar proteína animal a partir de fibra vegetal.
A digestão da vaca não é tarefa fácil. Para isso são precisas quatro estruturas anatómicas: o rúmen, o retículo, o omaso e o abomaso. Os três primeiros não são considerados verdadeiros estômagos. Digamos que são os aposentos da fauna que a vaca hospeda. Só no abomaso a vaca propriamente dita contribui para o trabalho da digestão. Isto para além de voltar a mastigar toda a comida ingerida que regressa à boca depois de atingir o rúmen (ou pança) e de se processarem as primeiras fases da degradação da celulose.
Não consigo entender como é que a palavra “ vaca” pode ter um significado pejorativo na sociedade ocidental.
Os Indianos admiram tanto este animal que chegam a julga-lo sagrado. Eu percebo o fascínio.
Como se pode ir de um extremo ao outro?
Porque se chama “vaca” a uma pessoa como sendo o pior insulto que se possa fazer?
Faz algum sentido?
Que defeitos pode ter uma vaca?
É um animal pacífico, calmo, imponente, meigo, inteligente e bonito.
Tem cornos. E depois? Muitos outros animais os possuem.
Alguém deve ter cometido uma grande injustiça ao longo do caminho.
Vivam as vacas!
AnaMarques
Enviado por AnaMarques em 08/01/2009
Reeditado em 23/03/2009
Código do texto: T1374425
Classificação de conteúdo: seguro