JAMES BROWN

UM E-MAIL DE JAMES BROWN

Nelson Marzullo Tangerini

No dia 7 de janeiro [2009], resolvi dar um bordejo pela cidade do Rio de Janeiro – ver as meninas e as vitrinas - para oxigenar o cérebro. A vida de cronista, juro, às vezes me cansa.

Ao chegar a casa, como de costume, fui direto para o computador para averiguar quantos e-mails havia recebido de amigos e do Nirton, meu irmão mais velho, que, volta e meia, me envia umas piadas daquelas - muito engraçadas.

E eis que me deparo com um e-mail de um tal Mr. James Brown.

Meditabundo, pensei:

Recebi um e-mail do Father of the soul. Que legal! O cara lembrou-se de mim!

Naquele momento, lembrei-me dos bailes soul no clube suburbano e dos tempos em que a música era feita com garganta, cordas vocais, guitarras, baixo, piano, bateria e o artista tinha de cantar e tocar para a platéia. Bons tempos!

Algumas pessoas não entendem por que não gosto dessa música [é música?] feita com computadores, letras nada poéticas, agressões à língua, palavrões e insultos às mulheres. Acho, porém, que algumas gostam de ser chamadas de cachorra ou potranca, porque estão lá, cantando e dançando nos bailes funk. Mas até quando?

James Brown! Inquieto, elétrico, teatral, O Pai do Soul eletrizava o público com Like a sex machine e outros sucessos.

No filme Blues Brothers, que aqui recebeu o nome de Os irmãos cara de pau, Mr. Brown contracenava com Ray Charles e John Belushi e cantava gospel e blues. Aliás, vi-o num outro filme [não me lembro o nome], cantando um belo blues.

Apaixonado pelo blues de B. B. King, Robert Johnson, Albert King, John Lee Hooker, Ray Charles, Mary Lou Willians e do branquelo Eric Clapton, escrevi a canção Energia Azul. Composta de parceria com o velho amigo Adalberto Barboza, meu blues foi gravado pela banda Suburblues, liderada pelo meu amigo Maurício Silveira, cantor, guitarrista e compositor, outro amante do som dos negros do Mississipi.

Influenciado por James Brown, também compus, de parceria com Adalberto Barboza e Osvaldo Martins [já falecido] um soul intitulado Blitz de janeiro. Jamais gravada, nossa canção, um trocadilho, versa sobre o preconceito contra o negro em nossa cidade: “Carnaval, ´tá chegando / E os ôme, arrochando / Blitz de janeiro / Blitz de Janeiro / Lá morro do Salgueiro / Tem batida o ano inteiro / Blitz de Janeiro / Blitz de janeiro / Lá nos bailes, do subúrbio / Dança sempre / Quem é escuro / Blitz de Janeiro / Blitz de janeiro”.

Viajei no tempo...

Não abri o e-mail. Mr James Joseph Brown, nascido a 3 de maio de 1933, em Barnwell, South Carolina, desencarnou no dia 25 de dezembro [Natal], em Atlanta, Geórgia, EUA, e eu fiquei com medo de clicar no anexo, que poderia conter um convite para seu novo show no além. Foi um grande artista - embora gostasse de dar porrada em algumas mulheres que não se comportavam como sex machines -, mas não estava disposto a assistir a uma apresentação sua, no momento. Pretendo ficar por aqui mais uns 30 anos – enchendo o saco dos meus alunos, dos meus inimigos e dos meus leitores.

Na verdade, meu caro leitor, livrei-me de abrir um spam e pegar um baita vírus. Esta praga tem danificado diversos instrumentos de trabalho em todo o mundo e os arautos da tecnologia têm de inventar um meio de detoná-lo antes que cheguem às nossas caixas..

Este, pelo menos, serviu para eu escrever esta divertida crônica.

Nelson Marzullo Tangerini, 53 anos, é escritor, jornalista, poeta, compositor, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.

nmtangerini@yahoo.com.br, nmtangerini@gmail.com

www.recantodasletras.com.br

http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 08/01/2009
Código do texto: T1374687