Aos Amigos

Nosso grande compositor, poeta, músico e cantor, Milton Nascimento, diz que amigo é coisa para se guardar bem no fundo do peito. Mas, o que é que caracteriza esse relacionamento, pois é isso que poderemos guardar em nossas mentes e corações.

Uma das coisas que está contida na amizade é aquela gratuidade da flor, como disse Aristóteles: “a verdadeira amizade possui a gratuidade da flor”. Ou seja, a amizade implica numa relação em que as ações, assim como as flores que desabrocham para embelezar os jardins, são realizadas com o único interesse do prazer do convívio.

Qual de nós não teve a experiência com um amigo que, devido à distância e o tempo de separação, supôs que nem ao menos seria reconhecido. Entretanto, bastou a descoberta do endereço e uma carta, para que ficasse demonstrada a resistência da amizade ao tempo e às distâncias.

Além da gratuidade e dessa resistência, a confiança é alimento da amizade. A amizade implica em participação quer em segredos, conselhos bem como narrativas de erros e acertos. Dessa mesma confiança decorre uma cumplicidade tanto no riso como no pranto.

Outro componente fundamental da amizade é o conhecimento, que se transforma em admiração pelas virtudes e compreensão pelos defeitos.

Amigos tecem uma espécie de empatia solidária, pela qual partilham a alegria do riso e a tristeza da dor.

Quando se quer fazer amigos não se pode esquecer o pensamento de P. Rosseger: “a busca de amigos não se faz com lanternas, mas com o coração”, nem outro pensamento, que penso ser de Vinicius de Moraes: “amigos não os fazemos e sim os reconhecemos”.

Quando a amizade chega aos nossos corações é certa a partida da solidão e da mentira. Sentimos que somos capazes de compartilhar e nos tornamos fortes diante da rejeição e do desprezo.

A amizade transforma a inveja em admiração e a disputa em cooperação. Consegue somar mesmo quando subtraindo e multiplica até quando divide.

Se de alguém lembrarmos o jeito de se coçar, da voz, do sorriso e da ginga do andar, é certo se tratar dum amigo.

Ao o reconhecermos durante nossas vidas entendemos que o sempre existe e o infinito não fica tão distante.

Quando soubermos amar ao próximo como a um amigo, teremos transformado a terra em paraíso.

Obrigado aos amigos, pois tornam a vida de cada um de nós melhor e mais feliz.

“Aos Amigos” são rimas fraternas que têm a pretensão de celebrar essa gratidão, bem como as cores deste sentimento, ou desta atividade refletida em cores vivas no caleidoscópio de nossos corações.

Aos Amigos

Se tens amizade

dentro do teu coração,

chega junto a verdade,

pula fora a solidão.

Na lembrança dum amigo,

fica o jeito de se coçar,

fica a voz e o sorriso,

fica a ginga do andar.

Por ser tão forte a amizade,

a inveja vira admiração,

tem da flor a gratuidade

e disputa vira cooperação.

A lembrança dum amigo,

guarda o jeito de falar,

traz pertinho o infinito,

guarda a força do olhar.

O poeta disse em rimas,

aquilo que sempre quis,

a amizade faz a vida,

bem melhor e mais feliz.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 16/01/2009
Reeditado em 18/03/2021
Código do texto: T1387580
Classificação de conteúdo: seguro