A Festa Foi Bonita

Há tempos não se via tanta gente tão esperançosa.

Pessoas que vieram de longe para ver o Senhor Presidente Obama tomar posse. Afinal, o sonho de Luther King se realizou, não é? O mundo viu... E o que o mundo verá a partir de agora?

A festa foi bonita, mas vamos ao que interessa: temos um mundo em guerra, temos um mundo quebrado e temos um mundo aquecido. Parece que o sr. Obama já está tentando nivelar as coisas dentro de casa: congelar salários em boa medida para mostrar que todos estão juntos - querendo ou não! - para tirar o país da lama. As bolsas de valores que o digam. Porém, ninguém ainda coloca fé: hoje só é o primeiro dia dele na Casa Branca, há muito chão até o fim de seu mandato. Questão diplomática: tudo indica que o papel central das negociações com os países árabes e Israel não será Obama, mas sua Secretária de Estado, a Sra. Clinton... Penso que ambos os lados desse conflito interminável não vêem Obama com bons olhos. Um lado acha que ele traiu o mundo mulçumano e tornou-se um negro escravo de brancos e o outro vai levar em conta sua etnia. Fica meio complicado para ele, mas se a paz for realmente alcançada ele terá outra o problema pela frente: o Bin ainda está vivo e sua Jihad não respeita o morador da Casa Branca, pois ele deve ter uma opnião semelhante sobre o "status" de Obama nos EUA. E o mundo aquecido: suas propostas a longo prazo podem até surtir algum efeito, mas cá entre nós: não seria mais fácil assumir que o estrago já está feito? O meio ambiente não precisa de intervenção americana, a guerra na natureza é culpa de todo o mundo, temos que fazer algo bem maior do que jogar a responsabilidade nos países ricos...

Contudo, creio que Obama tem tudo para fazer um bom governo. O apoio mundial é inestimável - e acho que Bush morre de inveja, porém, Bush teve apoio de grande parte do mundo na época dos atentados. Não digo que Obama irá pelo mesmo caminho, mas já que ele é um presidente que sabe escutar, então falemos! A união e mudança foram palavras-chave em sua campanha, ele quer que o mundo faça isso... Segundo ele: Yes, We can!

Vamos ver o que dá...

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 22/01/2009
Reeditado em 08/02/2009
Código do texto: T1398120
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.