Bicho Homem

Em meio a garrafas Pet caminham os caranguejos. Os peixes se confundem com as embalagens plásticas aglomeradas ali.

No meio daquilo tudo, no meio da lama e do lixo está uma outra espécie de bicho, o bicho homem, buscando seu alimento ou seu sustento. No meio daquele ecossistema o maior predador da natureza busca uma oportunidade, “catar” e vender, ou “catar” e comer.

O bicho homem, a espécie mais inteligente, é também a mais devastadora. A pobreza figurada naquele homem, com o corpo afundado em lama da cintura pra baixo, sofre para encontrar naquele manguezal um caranguejo que seja, já que os seus irmãos de espécie poluem e destroem tudo o que é natureza.

Ah, bicho homem, quanta inteligência, e destróis a ti mesmo!

Quanta luta para erradicar pobreza e és tu mesmo o grande causador de toda ela!

Quantas batalhas para manter o meio ambiente, ou para salvá-lo, tão grave é a proporção do que causastes, e tu mesmo és o grande responsável pela destruição.

O bicho homem se mexe entre as plantas de mangue e afunda novamente na lama. Que boa figura para apresentar o homem. O manguezal é a figura perfeita do bicho homem de hoje. O bicho homem de hoje busca seu alimento, suas riquezas, seu sustento, em meio ao lixo que polui o mangue. E o bicho homem afunda na lama e se mexe e enfia os pés, as mãos, os braços, até estar com o corpo dentro da lama, para “catar” seu sustento, para se alimentar o bicho homem tem se afundado na lama e junto com ele o meio ambiente vai junto, junto com o afundar do homem vai a camada de ozônio, vai a água potável, vão embora os meios naturais necessários à subsistência da espécie.

E a destruição que o homem causa vai desertificando o mangue, vai acabando com tudo o que há de belo no mundo, com a natureza. E o bicho homem, enfiado na lama, vai ficando sem alimento, sem sustento.

Acabará no mangue poluído, na lama, junto com o lixo que ele mesmo juntou.

Ah, bicho homem, cuida da natureza, se queres viver naturalmente ainda por muito tempo!