Cataniquismo de sobrevivência

Cataniquismo é uma modalidade antiga. O sujeito cata as nicas perdidas nas ruas, nos bolsos das calças, embaixo de pesados móveis, entre outros lugares que a caibam. Não vai me dizer que não sabe o que é nica? Bom, é a forma carinhosa e feia que chamamos as moedas.

As pessoas catam as nicas ou para colecioná-las, ou para pouparem, ou por pura sobrevivência. Pratico esta atividade pelo último motivo. Nada mais.

Sem dinheiro, o jeito é revirar os bolsos das calças, olhar mais uma vez a mala, apurar todas as gavetas, averiguar em baixo dos móveis e não se esquecer de ver se há algum porquinho na casa. Tudo isso em busca de cinco, dez centavos, que somados garantem a passagem do coletivo nosso de cada dia.

Os cataniquistas de sobrevivência solucionam grandes problemas comerciais e salvam os cobradores de ônibus. Com as moedas oriundas de nossos bolsos resolvemos o mal deste século: a falta de troco.

Seja por coleção, poupança ou sobrevivência, os cataniquistas precisam um olhar científico e artístico. Científico por que precisam ter técnicas apuradas e leis que orientam a função; artística por que carecem de habilidades, maestria para achá-las onde estiverem.

Os cataniquistas têm um senso de valorização diferente da economia corrente. Enquanto uns não ligam para um, cinco, dez, vinte e cinco, cinqüenta centavos, nós nos apropriamos delas como uma riqueza oriunda do tesouro de Salomão.

Como não poderia deixar de ser, existe modalidades de cataniquistas. O aprendiz, o profissional e o mestre. O último costuma ser uma lenda entre nós e para ter este título tem quer ter muita literatura no assunto e muito tempo de prática.

Achar moedas em bolsos não usados, gavetas não reviradas é atividade que todo profissional deve estar habilitado. Mas achar moeda em luminária, só os mestres. Eles conseguem ver a ponta de um centavo a quilômetros de distância.

Cataniquista de sobrevivência que se preze paga suas contas, seu trajeto para o trabalho com o suor do trabalho. Revira toda a casa e quando falta uma moeda para completar o pagamento, consegue nas ruas. Sempre tem uns manés que deixam cair moedas.

Nós cataniquistas não vemos com bons olhos os que se apropriam da nobre atividade para motivos irrelevantes, como os colecionadores. Moedas foram feitas para usar, você pode até poupar, mas colecionar, nunca!

Aliás, quem coleciona moedas deveria ser preso por anti-patriotismo. Sim! Anti-patriotismo. Esses levianos atravancam nossa economia impedindo que nossa riqueza circule gerando mais riquezas. Já bastam os políticos para isso.

João Áquila
Enviado por João Áquila em 24/01/2009
Reeditado em 26/01/2009
Código do texto: T1402090
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.