Gaúchos e Brasileiros

Sou gaúcho, nasci e me criei neste estado. Sempre cantei as canções gaúchas e mais, até cantei com mais amor o hino riograndense do que o nacional. Hoje já não sei se vale a pena cantar, tanto um quanto o outro.

Ao olhar pra trás, vejo que nada é tão bonito quanto alguns pensam...

Brasil; de absurdos gloriosos, grito da independência ao lado do Ipiranga: nunca houve. Brasil; de Maluf, Collor, PC Farias e tantos outros suicidas sociais. Brasil; que condenou e assassinou Tiradentes. Brasileiros; que queimam nativos por brincadeira ou preconceito. Brasileiros; que matam, brigam e machucam o coração de mães por uma partida de futebol.

Rio Grande do Sul; do antigo movimento separatista, do melhor de todos os presidentes (Getúlio Vargas) segundo muitos, na maioria gaúchos. Rio Grande do Sul; estado de pessoas orgulhosas e trabalhadoras. Gaúchos; que amam o chimarrão, verdadeiros guardiões de suas famílias e tão bondosos com seus fiéis cavalos e outros animais. Gaúchos, Brasileiros; que fazem churrasco ou caçam os animais com que eram tão bondosos dias atrás.

Viva e deixe viver! Os nossos ancestrais precisavam caçar e se alimentar de carne; não nós. Sabemos plantar, colher e também matar... A escolha é nossa.