Algumas poucas palavras sobre felicidade

Eu vou começar com essa crônica citando uma frase que resume todo o meu pensamento a seguir: a felicidade não está no fim do caminho, mas no decorrer da viagem.

É claro, tanto vocês como eu entendem o que isso significa. Então hoje eu parei para pensar nessas palavras, e também parti de um pensamento que li no livro O Conde de Monte Cristo. Edmond Danté acreditava que não existia a felicidade, pois se apenas nos damos conta dela quando a perdemos, então ou ela não existia até perder ou ela era invisível.

Após muito raciocinar cheguei a conclusão que a felicidade é estado de espírito. E se ela pode ser invisível só pode significar que apenas presenciando ou sentindo a tristeza, é que se pode avaliar se já se foi feliz ou não.

Além disso, quem pode dizer que é feliz neste exato momento? Ninguém! Por que? por que cada um sempre vai achar que falta alguma coisa ou alguém. A verdade é que o ser humano é tão egoísta e ambicioso, primitiva e naturalmente falando, que apenas quando amadurecemos (emocionalmente), podemos dizer: “Ainda tenho muito a conquistar na vida, mesmo assim... sou feliz!”.

E depois dessas poucas palavras, respondam:

Que falta para serem felizes? Ou será que já são, mas ela permanece invisível a seus olhos?

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 26/01/2009
Código do texto: T1405767
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.