"Picaretagem de Revista Conhecida" = Crônica sobre safadeza comercial=

Achei aqui em casa uma revista “Época” de 2004 e comecei a lê-la por causa do artigo de capa: “O Psicopata Nosso de Cada Dia”. Claro que depois de ler o artigo continuei lendo os outros artigos que me interessaram. Até que concentrei minha atenção em uma oferta de assinatura deste periódico do qual sempre fui leitor apenas ocasional nas salas de espera de consultórios e empresas:

Por apenas 8 parcelas de R$79,50, totalizando R$636,00, quem assinasse a revista levaria, além dos 52 números publicados durante o ano, “ainda” uma máquina fotográfica digital da marca “Polaroid”.

A malícia da coisa está na palavra “ainda”, que induz a pensar em vantagem, brinde, promoção especial, enfim, alguma coisa que beneficie o consumidor quando, na verdade, ele estaria pagando tanto a assinatura quanto a máquina fotográfica, visto que 52 números custariam em 2004 apenas R$338,00 ( a R$6,50 nas bancas). A máquina custaria R$ 298,00. (636,00- 338,00= 298,00)

Reproduzindo o texto na íntegra:

“Assine Época por 1 ano e leve uma câmera fotográfica Digital Polaroid. São 52 edições da revista Época com os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. E você ainda leva uma câmera fotográfica digital Polaroid modelo PDC 2070 com 2.1 megapixels de resolução para registrar os momentos mais importantes de sua vida.

Detalhes importantes:

- A câmera seria entregue aos novos assinantes 60 dias após o pagamento da última prestação; ( O consumidor estaria pagando adiantado por algo que só receberia dez meses depois);

- O telefone para contato era cobrado à razão de R$030+ impostos para fixo e R$0,77+ impostos para celulares.

Em resumo: se a câmera não era brinde, então tratava-se de venda casada, o que, pelo que sei, é proibido por lei.

Uma grande coincidência entre essa publicidade da revista e o artigo que nela chamou minha atenção: o psicopata não sente remorso ao enganar alguém. Nem a revista...

Ps: Esse mesmo golpe, dessa mesma revista, já foi aplicado com dvd, vídeo cassete e agora talvez esteja acontecendo com o oferecimento de Ipod . Eu não a compraria pra saber.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 28/01/2009
Reeditado em 29/01/2009
Código do texto: T1410119
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.