Os 10 Melhores Filmes de Guerra
 
Sem estardalhaço e não desperdiçando nenhum tiro, a revista ¨Aventuras da História¨ da Editora Abril, através do voto aberto e sincero de especialistas e cinéfilos consagrados, sem maracutaias brazilienses, exércitos de lobbies e orgias palacianas, elegeram os 10 melhores filmes de guerra de todos os tempos e antes do fim dos mesmos.
            Tremo com este tipo de lista. O grande valor é fornecer um referencial, uma base, um modelo. Mas logo vem algum chato como o cronista lembrando dos ¨esquecidos¨ e já posso me lembrar de muitos deles.
            A mania de listar os 10 mais começou com Deus ao ditar com raios fogos e trovão, em uma noite memorável, digna de produções colossais por parte de Hollywood, para Moisés as tábuas da lei. A moda pegou e as listas se multiplicaram.
            Os votantes consagram as seguintes películas, além de ressuscitar outras que servem de sugestão ao leitor para que concorde ou discorde ou simplesmente passe ao largo e aja tiro:
 
1)      Apocalipse Now – o Vietnã é um trauma americano, algo parecido aconteceu no Maracanã em 1950 sendo que o Galvão Bueno não deixa a gente esquecer. Toda vez que o Brasil joga contra o Uruguai ele solta: Lembra, amigo, foi em 50...
2)      Sem Novidades no Front (1930) – esse faz tempo!
3)      Glória Feita de Sangue (1957), com o Kirk Douglas defendendo na Primeira Guerra um grupo de soldados acusados de covardia no Front – Diego Hipólito amarelou em Pequim e a gente deixou ficar numa boa, bem como o Fenômeno contra a França na final de 98: que coisa feia aquele ¨estribuchaço¨ (palavra nova na opinião da minha irmã).
4)      Cartas de Iwo Jima (2006) – Japão contra americanos na Segundona (a Guerra, meu caro). A paulada é vista do lado japonês do conflito. Impagável!
5)      Tempo de Glória (1989) – o filme valeu um Oscar ao excelente Denzel Washington e nos remonta à Guerra de Secessão americana, um tipo de Farroupilhas em maiores proporções. Um regimento formado por negros sofre na pele o preconceito. Nota 10 e vale estar na lista.
6)      O Resgate do Soldado Ryan (1998) – por que não está no topo?
7)      Além da Linha Vermelha (1998) – Recebeu 11 indicações ao Oscar e não levou nenhuma. Aparecem no elenco: George Clooney, John Cusack, John Travolta, Nick Nolte e Sean Penn. Não colocaria na lista, apesar de ser um filmão.
8)      A Lista de Schillinder (1993) – imperdível!
9)      Cruz de Ferro (1977) – bom para o gênero, mas não deixaria na lista, os meus preferidos estão logo abaixo.
10)  Waterloo (1970) – assisti quando criança, pela primeira vez e guardo na retina as fabulosas cenas de batalha e as atrocidades cometidas pelos soldados de Napoleão. Alugue e confira!
 
Ainda teria espaço para o Império do Sol, A Ponte do Rio Kwai, Os Canhões de Navarone, Os 7 Condenados, Guerra e Paz (uma injustiça sem tamanho, ou será que acharam que não era de Guerra?), isso, em uma curta e rápida reflexão.
            Creio que o divertido, assim como no futebol, é questionar a lista e assistir aos que não conhecemos, como o número 2, Sem Novidades no Front, que nos reporta a uma trincheira alemã na Primeira Guerra Mundial aonde jovens adolescentes passam o 25 de dezembro na congelada companhia de ratos.
Seja como for, a diversão proporcionada por esta lista é garantida!