Psicologia a preço de banana

Tornou-se comum nos dias de hoje encontrar nas vitrines das livrarias capa de livros ilustrados com temas voltados para a tal da auto-ajuda, títulos como “Casais felizes enriquecem juntos”, “Feliz aos 40” e por aí vai. Mas vamos ser honestos, quem disse que o pensamento de outra pessoa é uma auto-ajuda?

Segundo os dicionários auto significa automobilidade, que move por si mesmo e ajuda, prestar socorro, auxiliar, em outras palavras auto-ajuda é ajudar a si mesmo. Porém, segundo grandes escritores, que não citarei por questões de ética, precisamos empilhar em nossas estantes centenas de livros nos ensinando a buscar ajuda em nosso interior, traduzindo eles nos auto-ajudam com suas teorias e frases feitas. Mas não vamos discutir sobre o assunto, afinal, quem sou eu para julgá-los.

Voltando as vitrines, encontrei em minha última visita a uma livraria um livro que tinha tantos atrativos na capa que poderia se dizer que era voltado ao publico infantil. Junto a ele tantos outros com o mesmo apelo e uma placa pouco modesta escrita em vermelho “50%OFF”, haha, psicologia a preço popular. E onde isso vai parar?

Provavelmente com pessoas como eu e você, caro leitor, comprando alguns livros desses que vem embalado pra presente com um papel atrativo da própria livraria, e guardando no fundo do armário como reservas para as festas de aniversário inesperadas ou então para as famosas festas de final de ano da empresa, que usamos para nos vingar daquele alguém responsável pela perseguição de nosso chefe, acompanhado pela famosa frase: “Achei esse livro a sua cara, espero que goste.”

Thaty Guimarães
Enviado por Thaty Guimarães em 31/01/2009
Código do texto: T1415205
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.