O primeiro homicídio foi num culto

Caim tentou matar Deus. O ódio de Caim era direcionado àquele que rejeitou sua oferta e aceitou a do seu irmão. Se a oferta de Abel não tivesse sido aceita ele não morreria dessa forma. O problema estava entre Caim e Deus. Caim não matou por inveja, matou por vingança. Abel morreu por que, sendo aceito, era parte de Deus, e Deus estava nele. Abel era a imagem de Deus que seu irmão podia ver, era o alvo que Caim tinha disponível diante de si. A atitude do primeiro homicida trazia uma mensagem que acho, pelos menos parte dela, pode estar contida nessas frases: “eu quero ser aceito pelo Divino”. “Deus não me ama e por isso eu o odeio e quero matá-lo”. Em outras palavras: “Deus, me ame ou eu faço uma loucura, eu mato quem você ama, assim eu acerto as contas contigo”.

Porque Deus rejeitou o sacrifício de um e refugou o do outro? Certa vez me disseram que o sacrifício de Abel fora aceito, em detrimento do sacrifício de Caim, por que Abel fez do jeito certo, usou os elementos corretos, a liturgia impecável. Enquanto Caim fez de qualquer jeito, trouxe qualquer oferta e negligenciou o rigor do rito. Conheço também outra versão que diz que a oferta que Deus aceita é a oferta de sangue. A de Abel, que trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, tinha sangue, a de Caim, que era de frutos da terra, não. Acho terrível pensar assim. Seria dizer que Abel tinha a religião correta e Caim a errada. Seria dizer que Abel conseguiu estabelecer um ritual que encantava as forças espirituais, deixando-as em transe. Seria entender que Abel tinha a formula de aplacar a ira de Deus e o coitado do Caim não era bom de religião, por isso Deus deu-lhe as costas. Não acredito nisso.

Deus não rejeitou a Caim. Deus não rejeitou o culto de Caim, Deus rejeitou a atitude de Caim antes do culto. “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?” (Gênesis 4:7). A fumaça do sacrifício de Abel subiu rebocada pelo seu caráter e pelas suas escolhas antes do culto acontecer. Culto só tem valor para Deus se for uma extensão de nossos hábitos diários. Nossa vida é a liturgia que Deus observa. Religiosidade é fumaça. Os valores que cultivamos podem ser os bons ventos que levarão a fumaça da nossa religiosidade para o céu ou serão tetos de bronze que os represarão nos sufocando.

O primeiro homicídio foi num culto, mas quando aconteceu a primeira fofoca o nome de Deus foi citado? Onde aconteceu o primeiro furto havia alguma conotação religiosa?

Se compreendêssemos que somos amados de Deus, se percebêssemos que somos aceitos por Deus, não buscaríamos as religiões para tentar conquistar o bem-querer do Divino através de rituais, frustrando-nos continuamente e matando todo dia nossos irmãos. Ame a Deus, você já é amado. Quanto ao pecado, ele jaz a porta, cabe a nós dominá-lo.