VOCÊ É UMA FRAUDE E UMA MENTIRA

Saber ler é saber explicar o que leu, goste ou não goste do que leu.

Para saber explicar o que leu, é preciso ser maior de dezoito anos, ter maturidade e ter cultura.

Ter maturidade é saber que existem povos diferentes, que se vestem de modo diferente, que têm crenças e costumes diferentes, que comem comidas diferentes, que nunca ingerem bebidas alcoólicas, que obedecem a regras e leis diferentes. Isso significa não querer impor o seu ponto de vista a quem quer que seja sob pena de você ser enquadrado e punido pela prática de coação e constrangimento ilegal. Nem a polícia pode obrigar quem quer que seja a fazer o que a lei não manda. Se um policial fizer isso, ele perderá o cargo e irá para a cadeia pela prática de abuso de autoridade.

Uma pessoa pode ter dezoito anos de idade e ter maturidade, enquanto que muitas pessoas com mais de quarenta anos não têm maturidade alguma, e são néscios e parvos.

Finalmente, ter cultura é não ser uma fraude.

Se você tem mais de dezoito anos e estudou os doze anos de escola elementar e média, então, ou você sabe aquelas disciplinas constantes no currículo escolar, ou você não passa de uma fraude, de uma mentira, de um engodo, pois o seu diploma diz que você sabe Matemática e você não sabe; diz que você sabe Lógica, sabe Ética, Estética, Metafísica, e você não sabe. O seu diploma diz que você estudou Física e que sabe o Primeiro e o Segundo Princípios da Termodinâmica, e você sabe que não sabe. Diz que você estudou a Teoria da Relatividade e sabe que o Tempo não é absoluto, mas o seu diploma mentiu, pois você não sabe nada sobre a Teoria da Relatividade. Na Física que você estudou no ensino médio, quando tinha dezesseis ou dezessete anos, você teve aulas teóricas e aulas de laboratório de Eletricidade e de Eletrônica, e tem que saber explicar os circuitos elétricos, eletrônicos e lógicos da sua calculadora manual, e tem que saber explicar o funcionamento do seu telefone celular, e tem que saber explicar o funcionamento da sua geladeira, do seu forno de micro-ondas, e tem que saber explicar como funciona o controle remoto da sua televisão, e tem que saber explicar como funciona o seu aparelho de DVD, e tem que saber explicar como funciona o computador. Se você não sabe explicar nada disso, então os seus diplomas de ensino básico e de ensino médio são uma mentira e são uma fraude e, você, é uma fraude e uma mentira.

Se você é maior de dezoito anos e estudou os doze anos obrigatórios de ensino básico e elementar, então você estudou Inglês, pois o Inglês é a atual Língua Universal dos Povos. Se você estudou doze anos de Inglês, então você ouve e entende os filmes americanos e ingleses, sem precisar de legendas. Além disso, você é capaz de ler e entender qualquer texto literário escrito em Inglês. Eu disse texto literário. Se você não for capaz disso, então seu diploma é uma mentira e uma fraude e, você, é uma fraude e uma mentira.

Ter cultura é, portanto, saber o que o seu diploma tirado na adolescência diz que você sabe. Se você não sabe, então você não tem cultura e não sabe ler coisa alguma. Você sabe juntar as letras e balbuciar as palavras, mas não sabe explicar, nem para você mesmo, o significado daquilo que leu. Você é daquelas pessoas que ao lerem a frase: “PASSEI A NOITE EM CLARO”, acham que a pessoa passou a noite com a luz acesa.

Chega de conversa e vamos examinar alguns exemplos:

AN OLD MAN’S WINTER NIGHT

All out of doors looked darkly in at him

Through the thin frost, almost in separate stars,

That gathers on the pane in empty rooms.

What kept his eyes from giving back the gaze

Was the lamp tilted near them in his hand.

What kept him from remembering the need

That brought him to that creaking room was age.

He stood with barrels round him – at a loss.

And having scared the cellar under him

In clomping there, he scared it once again

In clomping off; and scared the outer night,

Which has its sounds, familiar, like the roar

Of trees and crack of branches, common things,

But nothing so like beating on a box.

A light he was to no once but himself

Where now he sat, concerned with he knew what;

A quiet light, and then not even that.

He consigned to the moon, such as she was,

So late-arising, to the broken moon

As better than the sun in any case

For such a charge, his snow upon the roof,

His icicles along the wall to keep;

And slept. The log that shifted with a jolt

Once in the stove, disturbed him and he shifted,

And eased his heavy breathing, but still slept.

One aged man – one man – can’t keep a house,

A farm, a countryside, or if he can,

It’s thus he does it of a winter night.

Agora explique esse poema de Robert Frost. Você estudou doze, talvez dez, talvez oito, no mínimo seis longos anos de Inglês e tem a obrigação de entender e de explicar esse poema de Frost. Não, nem pensar nisso, eu não estou dando a mínima se você gostou ou deixou de gostar do poema. O que me interessa é saber se você entendeu e se sabe explicar esse poema. Dito de outro modo, se você sabe ler ou se seu diploma de inglês é uma fraude. E lembre-se, você não é um crítico, daí, não se atreva a dizer se o poema é Bom ou é Ruim, pois se você não provar essa afirmação com sólidos argumentos de técnica literária, lingüística, semântica, e elevados critérios literários universalmente aceitos e consagrados, então você estará fazendo papel de palhaço.

Vamos agora a um último exemplo. Leia o texto abaixo:

“ESTE SITE LITERÁRIO EM QUE VOCÊ ESTÁ INSCRITO É UM PORTAL DINÂMICO, CONSTRUÍDO EM HTML COMBINADO COM O JAVA SCRIPT, OU, MAIS PROVAVELMENTE, COM O ASP.NET.

NÃO FOI POSSÍVEL DETERMINAR QUAL O BANCO DE DADOS QUE FOI UTILIZADO, MAS DEVE SER UM COM GRANDE CAPACIDADE, POIS CADA AUTOR PODE INSERIR MILHARES DE PÁGINAS EM CADA SITE INSERIDO NO PORTAL.

CLARO QUE, NA CONSTRUÇÃO, FOI USADO UM PODEROSO EDITOR DO TIPO DREAMWEAVER CS4, ALÉM, É CLARO, DO FLASH CS4 PROFESSIONAL.

O PORTAL RESGUARDA-SE COM UM POTENTE ID EQUIPADO COM FIREWALLS DE HARDWARE E SOFTWARE DE ÚLTIMA GERAÇÃO, E TAMBÉM SNORT E PROXY.

POR OUTRO LADO, TEM ACESSO A TODOS OS IPs E PODE MONITORAR TODOS OS E-MAILs DOS AUTORES, DENTRO E FORA DO PORTAL.

SEM NECESSITAR DE SÓLIDO DOMÍNIO EM ASSEMBLY, OU C++, OU C#, PODE CRIAR BACKDOORS QUE DESABILITEM OS IDs DE QUALQUER AUTOR INSCRITO NO PORTAL.”

É impossível acreditar que você não tenha entendido e não saiba explicar o texto acima, pois você, sendo um autor inscrito no site, tem por obrigação conhecer os rudimentos da informática e de como um site é construído.

Tudo o que é Sério é Difícil. E tudo é Sério.

Agora, olhe-se no seu espelho interior e confesse: você é uma fraude e uma mentira.

MILIPA
Enviado por MILIPA em 04/02/2009
Código do texto: T1421250