Traição

Segundo a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, são vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o (a) parceiro (a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder. "A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade."

Perante a sociedade a traição é levada de diversas formas. Há quem diga que trair é normal, que trair faz parte do ser humano, mas outros - em grande maioria - condenam a traição, seja ela qual for. O traído, ao menos que não saiba, é sempre o cara que mais sofre no mundo, ele se sente o último, é o inferior de todos. Quando ele passa a ser o traidor ele se sente o maioral, se sente bem perante a sociedade e os amigos, acha que traição, com ele, nunca irá acontecer, porque entende os fatores para que a traição se complete.

Muitas pessoas acham que você viver uma relação estável, com amor e carinho, companheirismo, uma relação com céu de brigadeiro, não irá existir traição, lógico que nesta ocasião se ambos se completarem, haverá menos possibilidade disto ocorrer, mas não impossível. Direi o porquê.

Existe um tipo de traição chamada de corriqueira, não querendo generalizar, mas acontece muito com fornecedores, representantes e profissionais informais, isso porque muitas vezes você se encontra longe do seu ambiente familiar, casa, família, filhos, cachorros e isso lhe deixa angustiado, triste e para "diminuir" este sofrimento, você, internamente, usa de uma desculpa esfarrapada, "Estou aqui, tentando vender isso, longe da minha família, hoje vou me divertir". Essa desculpa acontece e muito - já presenciada por mim -. Neste caso, ele não esta interessado em um envolvimento afetivo, mas só uma experiência singular. Quando voltar para casa, volta como se nada tivesse acontecido e ainda fala sobre seus negócios firmados.

Entre os mais vários tipos de traição o mais "clichê" é a Traição corriqueira em série. Ela se dá, da mesma forma como a corriqueira, mas esta é freqüentemente usada pelos adolescentes. A traição na cabeça do traidor não passa de uma "festinha" com umas amigas. Certa vez, um conhecido me disse "- Eu não trai minha namorada, só dei um beijinho na outra garota, isso não é trair". Amigo, traição é todo e qualquer tipo de "quebra" daquele contrato social, no qual antes de começar um namoro é feito. A traição em série, firmada pelos traidores é que homens são assim, sempre foram os "reprodutores" e que não expondo sentimento quando ficar com alguém não será intitulado como traição. Neste caso, juntamente com o outro caso já citado, não significa que a relação esteja passando por algum problema, mas que a crença do homem, se faz presente, tentando explicar esta traição.

Dos mais problemáticos tipos de traição, é o com envolvimento sentimental, você começa a sentir falta de algo na relação com seu (sua) namorado (a), seja ela qual for a falta, desde um pequeno sentimento de solidão, à falta de carinho, é motivo de traição, para complementar o que se falta. Uma relação de traição assim pode perdurar por muitos anos e jamais ser descoberta, digamos que neste caso, ele é o profissional no ato da traição, ele vive uma vida dupla, pode ter filhos e os amar muito, "respeitar" sua mulher diante dos outros e fingir amá-la, mas quando esta com sua amante age como se nada tivesse acontecido. Só que quando descoberto as falcatruas assume-se uma crise familiar muito grande, podendo levar isso até seus amigos.

Talvez um dos tipos mais comuns de traição é o por vingança. Este, para alguns chifre trocado não dói. Segundo Maria Justina (nome fictício, preservando o nome real) “ser traído é não deixar barato. Isso faz bem para o ego, percebe-se que apesar de ter sido traído (a), há alguém que queira ficar com ele (a), a baixo estima diminui, dando espaço a sensação de conquistador”. Esta traição é feita de modo que, a primeira pessoa traída faça o seu (sua) namorado (a) ver que pode-se ter quem quiser, não é necessário que esteja ao lado dele (a) para ele (a) viver sua vida.

Este que vou citar agora acha que é o maioral. Você usa a traição como modo de acabar uma relação. Chamada de Traição por ponte, ela é usada por muitos. Homem, como já foi provado, não consegue terminar uma relação, ele se submete a um lado de abstenção, não querendo ter o trabalho de terminar uma relação. Perante amigos e sociedade e família, ele pode ser intitulado o canalha, o legitimo FDP, mas trairá sua namorada, como uma maneira de ela ver o que ele fez e assim terminará o namoro. Ele será o que menos sofrerá, logicamente, porque não amará mais sua namorada e terá psicologicamente preparado para ela não aceitar uma possível reconciliação. O arrependimento passa longe da cabeça do homem. Ele se exime da responsabilidade de qualquer coisa que leve ao estresse de um possível termino, por isso, ele trai e se sente livre de procurar um jeito amigável e formal de acabar um relacionamento.

Outro tipo de traição comum pelos adolescentes é por ser/estar com baixa auto-estima, este é típico de pessoas que levaram muito pé na bunda e depois de algum tempo, tentam ganhar o tempo perdido, pode-se estar namorando, mas se aparecer alguma mulher, ele ficará com ela, preenchendo a falta que teve há algum tempo atrás. Ele tem que se sentir que é atraente o tempo todo, buscando vencer seus desafios. Só que ele esconde um medo enorme que ele seja traído e perder o seu relacionamento.

Como vimos a traição se dá e se é estrategicamente feita de formas diferentes, temos ótimos estrategistas para isso, outros nem tanto, por isso se sentem frustrados em trair, por não conseguir o seu objetivo, neste caso, a traição se mostra uma necessidade, esta que, sempre irá se buscar o novo, não importando os sentimentos alheios, famílias, culturas, religião, etc. Este vive em diversas paixões conjuntas, uma vez que o objetivo final foi alcançado, ele se dá por satisfeito e começa assim uma nova traição.

O importante de uma relação é manter sempre o diálogo e entender o que se passa diante dos nossos olhos e corações. O ser Humano é um bixo complexo, temos diversidades de pensamentos em questão de segundos, procure levar uma freqüência faixa de pensamento para a relação. Trair não é proibido, mas você faz a escolha que lhe convir, viver feliz com quem realmente se ama ou trair a quem ama e não te-la mais? Como eu mesmo digo, a ocasião faz o ladrão, e a necessidade faz o homem. Se sentir necessidade de trair, é porque algo dentro de você, dentro da sua relação com namorada, esposa, não esta legal. Avalie, reveja, e não faça besteira. Converse, tenha discernimento para decidir o que fazer.