Contestação ao Amor

Queria contestar a grandeza e talvez a beleza do amor e sua complexidade de movimentos, mesmo sendo possível que ao fim acabe por erguer, a ele, um monumento.

O vislumbramos cheio de força, benevolente, generoso, normal e incansavelmente indulgente e até insistente.

Lamentamos como é atingido, machucado, testado e maltratado, mesmo sem sequer ter provocado.

Mas algo pra tamanha grandeza não deve ser questionado constantemente? Valendo até levianamente?

Perguntemos se todas essas características são mesmo indícios de infalíveis virtudes, por exemplo. Pensando nisso você não se confunde?

Já pensou que pode não se tratar de proeza, mas de mera insegurança, carência ou fraqueza?

Não da pessoa que o possui, mas do amor propriamente dito. E que ele pode ser somente algo de aflito?

Justificaria muitas de suas denominadas qualidades, que seriam exageradas. E elas até poderiam conferir muito de vaidade. Ou comodidade. Não é verdade?

Pensemos que vez por outra ele se mostra cego, nada inteligente e quase malévolo. Deixando-nos sôfregos ou incrédulos.

Que na maioria dos casos não raciocina, não prioriza e muito menos se auto-imuniza.

Seriam desconcertantes essas constatações não seriam? Até porque talvez revelassem como ilusões os sorrisos que nos magnetizam, as alegrias que nos alimentam e as conquistas que nos mobilizam.

Pois, por outro lado, ele preenche, embeleza, encoraja, promove, dá sentido e nos dá abrigo. É fato.

Provável seja por isso sempre optamos, talvez não tão cegamente, por acreditar incondicionalmente.

Louvar e considerar mágico o encontro dos que se descobrem, se encantam, se entregam e então se proclamam: Amam. Rejeitando os trágicos argumentos que desacreditam ou só duvidam.

É, entre os aspectos levantados melhor mesmo optar por concordar que a força e grandeza são, com certeza, pra idolatrar.

Pois eu certamente também prefiro o sorridente calor. O amor, seja como for.

Já que o duelo chegou ao fim, reconheço com humildade o discurso sobre as qualidades e profiro o incurso: o amor é virtuoso sim.

Impossibilitada de erguer o monumento, já que minha pequenez foi constatada, findo por deixar este documento para registrar de uma vez a comprovação do meu consentimento.