A CRISE NO JAPÃO....

Ela não veio de mansinho, chegou de repente, com muita força foi quebrando tudo.

Imaginem a Toyota, uma das maiores montadoras de automóveis falar em crise e em demissões. As grandes : Panasonic, Toshiba, Honda, Toyota, Sony e Sharp, demitindo milhões de pessoas. Os primeiros a perder o emprego foram os estrangeiros.

Infelizmente os estrangeiros não tem estabilidade, poucos têm seguro desemprego a receber, muitos foram despejados dos seus apartamentos: Os empreiteiros friamente colocam famílias inteiras no “olho da rua“.

Estamos no inverno, faz muito frio aqui no Japão e muitos brasileiros estão morando em barracas ou dentro dos carros. Criancas passando fome e frio. Realmente a situação é delicada e alarmante.

Mas nem tudo está perdido, o Ser Humano é admirável. Muitos agem rapidamente, liderando movimentos solidários __os alimentos e vestuários não faltam. Bonito mesmo é ver o japonês ajudando o estrangeiro, distribuindo alimentos e oferecendo abrigos.

Emprego não tem, os trabalhadores estrangeiros buscam por trabalhos temporários, e são explorados. Os empregadores pagam pouco, o trabalho é sempre exaustivo, sujo, pesado e perigoso.

Temos ajuda do governo tais como: reduçao da mensalidade escolar,

bolsa família, para quem tem filhos menores de 12 anos. Aqueles que residem nos apartamentos do governo ou prefeitura terão moradia gratuíta por algum tempo.

Até o mês de maio, o governo dará uma ajuda financeira para todas as famílias que estão com endereços fixos e atualizados.

Basta ficar informado e saber procurar por esses benefícios.

A maioria dos brasileiros estão desempregados e retornando ao Brasil. No entanto, agem muito mal: largam os móveis e lixos dentro dos Apartamentos, ou nas ruas. Sabendo que é só telefonar para a prefeitura, que eles fazem a coleta. Outros, por comodismo, vão de carro até os aeroportos e abandonam os veículos nos estacionamentos.

Todos sabem que o custo de reciclagem é mínimo, é só recolher a taxa, que o veículo é amassado...

...Respeitar a lei e os costumes é fundamental para nossa imagem...

Os que ficam são criticados e rotulados, muitos benefícios conquistados estão sendo suspensos. Pagamos pela irresponsabilidade e descasos desses que partiram.

...Vamos partir em paz e deixar no Japão a imagem que o brasileiro é um cidadão honesto, trabalhador e que honra seus compromissos. Para que no futuro nossos filhos possam ser bem recebidos...

Não devemos nos desesperar, a crise é mundial, assim como veio de repente, partirá sem deixar saudade.

Deus está sempre com aqueles que confiam e acreditam.

Sonia Lupion Ortega Wada
Enviado por Sonia Lupion Ortega Wada em 06/02/2009
Reeditado em 27/04/2011
Código do texto: T1424337
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.