Toda A Ética Que Houver Nessa Vida

Um mundo completamente estagnado na soberba.

Um mundo que ainda abusa e mata suas crianças. Um mundo que vê sobrar tempo entre uma morte e um abuso para comprar castelos. A culpa não é só do senhor deputado! Não! A culpa é de todos nós...

Para falar a verdade, o que seria a ética hoje? Nada no mundo tem algo de ético e, tal palavrinha, se aplica àquilo que gostaríamos de ver andar nos trilhos. É como se tudo fosse uma fotografia e seu ponto de vista sobre esta fosse só seu: o problema de ser individual é este...

Enquanto cegamos aos poucos, aqueles que podem mais fazem o que querem. Controlar, expremer, usufruir, abusar e depois fugir. Ninguém olha para trás e muito menos para frente. Aliás, nem olha: somos cegos, lembram? E apreciamos nossa cegueira enquanto castelos são erguidos com dinheiro - nosso dinheiro por sinal! Mas será que nem em mil crônicas o povo terá voz?

Já expressei meu desejo de justiça como faço quando as coisas andam mal, porém, como já disse, enquanto o amor não sair dos versos xulos das poesias e entrar na nossa vida realmente, ainda seremos injustiçados e a injustiça em si. A falta de ética está na falta de visão que temos. Usar a literatura como forma de grito não mero sonho: é algo real e está acontecendo agora! E se somos ainda cegos, quantos castelos precisam construir para vermos a imponência de nossa ignorância? De longe vejo que temos um palácio de burrice, porém só eu o vejo... Visão de sociedade e ética são pareceiras...

Então, dei-me toda a ética que houver nessa vida! Sejam vigilantes... Afinal, ética não é só coisa de político, ética é de todos nós!

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 06/02/2009
Código do texto: T1425589
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.