Essas calças de veludo furadas

Se você estivesse numa fila de banco e aparecesse um par de óculos ou uma chave de automóvel no chão, na sua frente, faria o quê? Possivelmente perguntaria pelo dono ou procuraria um responsável no banco. Nada de constrangimentos ou grandes estranhamentos.

Você trabalha e aproveita o almoço para relaxar, talvez trocar idéias, contar e ouvir piadas, colocar o papo em dia, quem sabe conhecer novas pessoas, ou até comer em silêncio sepulcral, conversando, no máximo, consigo mesmo. Como não é nenhum marajá, nem deputado com castelo não declarado, não almoça em casa e tem um padrão de exigência no mínimo razoável, restam as muitas opções de bufês, onde, via de regra, a comida é boa, saudável e o preço aceitável. Sofisticação, decididamente, não faz parte de sua filosofia desses restaurantes. A razão é simples: o sofisticado não é prático, muito menos rápido e, pior, é caro, portanto não é indicado para quem quer comer bem e gastar pouco.

Continuando: você chega ao tal restaurante, entra na fila (sempre tem e, se não tiver, pense seriamente em procurar outro), se serve e há apenas duas mesas vagas; as duas “reservadas” com objetos pessoais de quem chegou após você e, enquanto você fazia o certo - isto é servia-se para depois ocupar a mesa - bancava o esperto e “efetuava a reserva”, deixando o pateta, desculpe, você, em pé e de prato na mão. Ria se puder. Bom apetite!

Se você (outro você, não o logrado de cima) gosta de reservar mesa em restaurante, acho que está frequentando os lugares errados; os endereços não são esses. Esses são lugares onde não há privilégios e onde se aconselha a compartilhar os espaços até com desconhecidos. Quer se sentir importante? Faça uma reserva no El Bulli, em Barcelona. Durante o tempo de espera até consegui-lo, juntará a grana para pagar o jantar. Enquanto isso, posso lhe pedir um favor, posso? Coloque os pés no chão e pare de mostrar essa sua bunda nos buracos da calça de veludo. Entre na fila certinho e depois procure uma mesa. Se estiver tudo ocupado e eu estiver lá, é meu convidado para partilhar a que eu estiver. É bem mais bonito. E ainda prometo ouvir você.