Mentir ou Omitir. Eis a questão

Este é o tema que não quer calar e pode gerar muitas e muitas discussões. Mentir é o oposto da verdade. Mentir geralmente envolve dizer uma falsidade a alguém que tem o direito de saber a verdade, e fazer isso com a intenção de enganar ou prejudicar a este ou a outro. Já o omitir é esconder fatos ou coisas que aconteceram. Quantas vezes precisamos mentir e/ou omitir algo nas nossas relações, desde aquele telefonema da colega da faculdade ou o email do vizinho pedindo uma volta no parque. Omissões e mentiras acompanham a vida de muitos casais, pessoas que mentem não querem ser julgadas pelo mau caráter, mas muitas vezes por salvar uma relação.

Nós homens trabalhamos nossa mente de muitas formas, bem diferentes diga-se de passagem do que as mulheres, veja só. Uma namorada descobre que a colega de faculdade anda ligando para seu namorando pedindo que ele vá na casa dela fazer um trabalho, você vê mensagens dela para ele no celular, procura ver se ele respondeu e não encontra nada, somente mensagens para você, ou seja, ele não respondeu.(homem quando trai sempre deixa rastros e esse é o principal rastro que ele deixa, sms no seu celular). Ai você chega ate ele e da um esporro, dizendo que ele é um canalha, fala mil e uma coisas na cara dele, joga fatos que aconteceram a dez anos atrás com a garotinha do colégio, colega da 4° serie. E ele sereno como vaca na índia diz: “Amorzinho, ela sim anda me convidando, mas nunca respondi as mensagens e quando ela chega na aula, procuro me manter longe dela”, mas você afoita diz “E porque você não contou isso antes pra mim, fica me escondendo essas coisas, se não fosse eu pegar seu celular, nunca iria descobrir essa vadia”. Não é isso que acontece?, alguém aqui nunca passou por isso? Hehehe. Pois bem, quando você esconde algo, omite, você é julgado por ser o “sem confiança”, aquele que esconde e não quer que a namorada saiba de nada. Agora pelo lado do homem a única coisa que ele quer é não criar conflitos, isto é, ele gerencia as coisas boas e ruins, ele não precisa contar algo do gênero, porque sabe que isso pra ele não significa absolutamente nada. Já para a mulher isso é motivo de término de namoro. Fato é que mulheres querem saber sempre a verdade, agora imagina se ele falasse que uma colega estaria dando em cima dele, o mundo logicamente acabaria, haveria uma terceira guerra mundial e a guria acordaria com formigas na boca. (logicamente esta parte é ironia). Então imaginemos a cena.

Namorado: “Amor tenho uma coisa séria para te falar, mas antes quero que você não te preocupe e não te estresse.”

Namorada: “Humm ta sei, La vem bomba.”

Namorado: “Tem uma garota na faculdade que anda me mandando mensagens para fazermos um trabalho juntos, eu e ela, logicamente não respondi nenhuma mensagem e farei este mesmo trabalho com um amigo meu.”

Namorada: “Quem é a vadia?”

Namorado: “ É a Cláudia, aquela loira que estava na festa do Fernando semana passada que ficava te encarando.”

Namorada: “Sabia que ela era uma VACA porque você fica dando mole pra ela hein seu cafajeste?”

Namorado: “Mas eu não fiz nada, ela que fica correndo atrás, não quero ser grosso com ela, vou respeitá-la, mas não quero que você fique se estressando por isso, estou contando para ti, justamente porque não quero problemas. Eu não gosto dela, estou contigo, te amo amorzinho.”

Namorada: “Porque você não diz pra ela que vá pra P%$%¨ que P#$%# e deixe você em paz... era melhor você nem ter me contado, agora estragou meu final de semana.”

E assim poderia continuar a conversa por longas e longas horas. E agora me explique, mentir ou omitir um fato é preocupante na relação?

Se você fala a verdade é porque é um frouxo ou ela é uma vaca, se você mente ou omite é porque é um frouxo, mentiroso e ela uma vaca. Claro que este só foi um exemplo mas temos vários outros que vocês poderiam expor e conta-los no blog.

Para concluir, a melhor coisa que se tem a fazer é buscar sempre uma relação de confiança e sólida para que quando haja problemas deste gênero ou qualquer outro tipo de problema, isto seja solucionado da melhor forma, sem criar maiores riscos a vida de ninguém e sem ter que acabar uma relação por causa disto.

O mundo precisa hoje de pessoas que se amem e que isso seja sempre exposto na cara e no coração de cada pessoa, que assim mentira, medo, seja deixado para trás e cada um possa viver a sua vida com quem se ama feliz, sem ter que criar atritos para resolver demais problemas.