A verdadeira política do senso comum

A grande verdade é que somos meramente humanos, vivemos com as frustrações devido a nossa capacidade de raciocinar. Ainda acho que isso é coisa da nossa cabeça, mas infelizmente dizem que a nossa grande realização é poder pensar.

Pensar causa uma limitação na razão das coisas, porque no final nunca chegamos a uma conclusão. Já que estudiosos argumentam todo instante e nunca se chega a um acordo. Ainda bem que eu não existia quando a época era outra, e a política ainda estava se firmando com leis e ações que fazem a nossa cultura. É na tentativa frustrada de “Organizar algumas coisas” que hoje assuntos tão simples causam tanta polêmica.

A história deu um salto espetacular, até quem não usa muito a cabeça, percebe o quanto o Brasil se desenvolveu. Não só o Brasil, lógico, mas já que moramos aqui, sejamos críticos a nossa área de limitação. Eu por exemplo que detesto história antiga, vejo que com os estudos na escola há quem não acredite que existiram dinossauros, como já escutei de uma professora de história. Outros defendem Hitler, conseguindo buscar um entendimento pra ele odiar tanto os judeus. Na realidade, a gente se acostumou com essa democracia, e é difícil entender culturas como a da índia (vide novela da globo).

Eu nunca aprofundei um estudo pra entender a guerra, ou um cara que se mata pelo país. Se é desta forma radical com um poder psicológico agindo a favor da gente, eu posso muito bem entender que os pretinhos das favelas entram no crime por influencia da pobreza. Não só disso, mas porque a percepção não enxerga um mal negocio, já que é na infância que aprendemos valores. Eu nem ligo pra crenças que possuem, mas não matando ninguém, ou agindo de forma que prejudique outras pessoas. Eu pelo menos afirmo meu egoísmo, mas muita gente vive na hipocrisia, dane-se, não me contrariando, fica tudo certo. ;D

A vida nos propicia um entendimento sobre as coisas, e quando não chegamos a uma conclusão do que pensamos, temos que apelar pro que importa nisso tudo, a informação. Eu digo apelar, porque poucos realmente se preocupam com algo que nos afeta, como a crise, ou a guerra existente lá em Israel ou Iraque, sabe lá... Eu até agora me abdiquei a coletar informações, porque isso da preguiça. Façam todas as suas criticas devido a minha instabilidade emocional. “Antes não entender como se consegue matar outra pessoa sem se sentir culpado, do que entender e fazer igual depois”.

No final desta crítica que não fala de absolutamente nada de concreto e que não tem nenhum futuro promissor, eu vos digo. Se a gente não pensasse, nada disso estaria acontecendo, mas dizem às hipóteses que nosso cérebro foi se desenvolvendo. Quer dizer então que no apogeu de toda nossa evolução um dia morreremos todos, porque o cérebro vai ser tão inteligente e sem escrúpulos, que algo pior que a bomba atômica irá nos matar. Aliás, eu serei adubo a muito tempo, mas meus sucessores... Coitados.