SURPRESAS DA VIDA

O melhor da vida começa assim, sem a menor pretensão de ser nada e de repente vai ficando até virar eterno. Um grão de areia preso ao chinelo, um laço perdido entre tantas canetas, um rabisco sem forma entre palavras. Tudo o que é simples dura para sempre e encontra um lugar fácil para ser guardado. Você não imagina as curvas que o destino fez para que uma folha caísse sobre seu carro e roubasse a sua atenção por um segundo, quanto mais acreditar que alguém cruzando o farol bem a frente possa de alguma forma mudar a sua vida. Mas a vida, meu caro é cheia de surpresas.

Você não apareceria aqui por acaso. Minha porta estava entreaberta e você teve a curiosidade de entrar. A luz estava semi apagada e mesmo assim teu olhar quis saber quem dançava entre as sombras. O vento sempre encontra uma forma de passar, quer você queira ou não, quer você saiba ou não, quer você sinta ou não, até mesmo porque a vida meu caro não se cansa de surpresas.

Tranque a porta, molhe as plantas, dê comida para o cachorro, faça o que tiver que fazer, porque quando a vida acontecer, num piscar de olhos tudo muda. Nada está aqui para ser permanente, nada resiste à insistência do tempo por muito tempo, cada minuto é diferente do outro. A caneta morre com a tinta presa nela, o papel amarela ainda que sem palavras por dentro, de tão vazia a sala não se completa. De nada adianta guardar o vestido para um baile sem data prevista para acontecer, ou até mesmo guardar o coração para um amor que não vem.

Se só te faltassem os outros, o que você faria com o resto, se um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde? Já dizia o sábio escritor, com seu livro extinto sob a estante. Quanto vale uma sabedoria que não se usa? É o que mesmo que vale a saúde presa num corpo que não dança. Mas a vida, meu caro é um oceano de surpresas.

Alimenta a farmácia do dinheiro que se compra com remédios, mas não enche de alegrias o coração sorridente, guardando memórias de coisas passadas e de pessoas que não voltam mais. Enches a casa de amigos de datas recentes, mas escondes pelo tempo aqueles que te conhecem de verdade e valorizas apenas aos amores que não te incluíram nos amores deles. Ninguém está imune aos sofrimentos humanos e nem tão pouco das alegrias. É você quem decide aquilo que quer viver.

Esquecemos de não querer de volta o amor que damos aos outros e de compartilhar as alegrias com as pessoas que realmente merecem, no entanto guardam-se as flores e os sorrisos que se daria em vida, sufocando palavras de amor que nunca foram ditas para se ofertar na última hora aos prantos para alguém que não pode te amar na morte.

O tempo passa depressa demais. Algumas coisas mudam, enquanto outras permanecem as mesmas. Outras se aperfeiçoam, enquanto muitas são extintas e a gente só tem essa vida para fazer diferente, para que no final mostre de alguma forma tudo aquilo que somos.

A vida meu caro, assim como o perfume, de tanto usar, acaba!

Joel Thrinidad
Enviado por Joel Thrinidad em 09/02/2009
Código do texto: T1430291
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.