Em busca da felicidade

          Recebo uma quantidade enorme de e-mails e tenho que confessor: seleciono os que vou abrir. Se não fizesse isto provavelmente não faria mais nada a não ser abrir e-mails. Mas gosto de recebê-los porque demonstram que alguém gostou de algo e lembrou-se de mim e espera que eu goste também. Já transformei alguns em crônicas e hoje espero fazer isto com mais um. Foi me enviado pelo Wramos, que eu pronuncio assim mesmo como leio para diferenciá-lo de meu cunhado Wilson já que este também é o seu nome. É um texto anônimo, o que lamento porque gosto de dar a César o que é de César. Mas se esse anônimo entrar em contato comigo terei prazer em fazer a retificação. Trata-se de DEZ LEIS PARA SER FELIZ. Na minha opinião são dez leis para se obter momentos felizes. E eu vou repassá-las emitindo os meus comentários. Que
às vezes são bem tolos, reconheço.
 
I –CONTEMPLAR O BELO   

 
          Já dizia o poetinha, pedindo perdão às feias, que beleza é fundamental. Concordo com ele embora não tenha a menor idéia se nossos conceitos sobre beleza são iguais. Para mim a beleza que deve ser sentida e absorvida pela mente e pelo espírito é a beleza da harmonia que se encontra na natureza, nas pessoas e nas coisas que as pessoas fazem. Admirar a beleza de um ipê na floração de agosto, da chuva de março se despedindo do verão, do sorriso sincero de uma criança, dos passos trôpegos de um velho apoiado em um jovem, de um texto bem escrito, de um trabalho bem feito são coisas que sem nenhuma dúvida trazem mais beleza a vida e a torna mais feliz. Quem não é capaz de perceber o belo ao ouvir uma música, ao dançar liberto, sem amarras, perde uma das grandes alegrias da vida. Eu quando vejo um copo de leite, alimento ou flor, fico estática frente a tanta beleza. Ou um campo de girassóis , plantação de  cajueiros. 
 
II - SONO REPARADOR

          Segundo o texto o sono reparador tem a ver com o perdão aos nossos inimigos. Meu conceito de perdão não é muito comum. Eu não acredito que possa perdoar quem cometeu uma indignidade: quem tem que se perdoar e se redimir é quem cometeu essa indignidade. De minha parte costumo não cometer indignidades porque essas sim, as que cometo é que me tiram o sono. Não fico sem dormir pelo que os outros me fazem, fico sem dormir pelo que faço a mim mesma e aos outros. E o que me tira o sono normalmente é o fato de gostar de deitar muito tarde  fazendo coisas que gosto de fazer. Mas vou tentar aceitar o conselho, aliás, já estou tentando, fixando um limite para levar Morfeu para a minha cama. Isso porque acredito que uma noite bem dormida precede um dia bem acordado. E o que anda acontecendo comigo são noites mal dormidas precedendo dias mal acordados.     
 
III – FAZER COISAS FORA DA AGENDA
 
        Esta parte sem dúvida me atrai, é o que mais gosto, do imprevisto. Detesto planejar . Por isso estou sempre pronta para uma viagem inesperada, aceitar um convite de última hora ou fazer coisas bastante estranhas aos olhos de que pessoas consideradas adultas e normais. Experimentem também, garanto que não haverá arrependimento. Eu gosto muito da rotina mas ao mesmo tempo adoro quebrá-la. Assim como as normas acho que rotinas foram feitas para serem quebradas.Depois a gente volta ao normal, mais alegre e remoçada.
        
IV – EXERCÍCIOS FÍSICOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
          Aqui é que a porca torce o rabo. Para mim. Eu odeio exercícios físicos, a não ser andar. E quanto a comida saudável até que gosto, mas o sou preguiçosa  e como o que está na minha frente. Mas já me matriculei em uma Clínica de Fisioterapia ( Quantas vezes fiz isso em minha vida!) e procurei uma nutricionista que sei que vou enganar. Mas, de que adianta enganá-la se não consigo enganar a mim mesma? 
 
V- GERENCIAR A EMOÇÃO
  
       O texto que recebi de WRamos trás uma frase perfeita, que não necessita comentários nem elocubrações. Felizes os que usam sua cabeça para pensar e não para sofrer.Está certo, não nascemos fazendo isso, mas podemos aprender. Eu tenho tentado.E acho que até com algum sucesso. A mente não pode viver de pré – ocupações mas sim de ocupações. De preferência, prazerozas.
 
 
VI – GERENCIAR OS PENSAMENTOS
         
        Frequentei a Fundação Logosófica por algum tempo ( e ainda estou com meu pezinho lá) e este foi um dos  ensinamentos mais importantes que recebi. Os pensamentos têm vida própria e se não colocarmos as rédeas neles estaremos perdidos. Sereremos governados por eles .Precisamos dominar nossos pensamentos e a melhor maneira para dominá-los é conhecê-los. O homem para ser livre necessita de ter pensamentos próprios e não viver  escravo dos pensamentos alheios. Fora com os pensamentos negativos, os acelerados e os antecipados.         
 
VII – PROTEGER OS SOLOS DA MEMÓRIA

Aqui foi preciso ler com atenção porque eu não sabia o que era. E continuo não sabendo. Mas diz o texto original que proteger os solos da memória é cuidar da qualidade dos arquivos conscientes que contem os segredos de nossa personalidade. De cara vou fazer uma troca, porque personalidade não passa de uma máscara, coloco no lugar a individualidade que é o que desejo atingir.E realmente devo admitir que ando arquivando muitas coisas inúteis e deixando de proteger outras, bem mais necessárias.
 
.
VIII – TRABALHAR PERDAS E FRUSTRAÇÕES

          Todos perdemos alguma coisa todos os dias, todos nos frustramos. Mas e daí? É preciso transformar as perdas e frustrações em algo positivo. Nada de ser Poliana e jogar o jogo do contente o tempo todo, mas pensar analisando a qualidade das perdas e frustrações e o que pode ser feito para arrancá-las de nos como arrancamos as ervas daninhas do jardim. É preciso aprender com as perdas e as frustrações e ninguém nos pode ensinar a não ser nós mesmos.E de acordo com aquele ditado, se a vida lhe der um limão faça uma limonada e não acham uma grande perda de tempo ficar chorando pelo leite derramado? Vamos tratar de limpar o chão imediatamente e ir na Padari comprar outro.
 
 
 IX – SER EMPREENDEDOR 

 
        O texto começa com uma afirmativa fora de série: O homem inteligente aprende com seus erros, mas o sábio aprende com os erros alheios. O que trocando em miúdos, significa, faça algo, mas não faça de olhos fechados. Ouse, mas analise os problemas. Não espere uma herança mas construa a sua história. Erre, mas corrija o erro. Não desista por qualquer nonada. Seja como a girafa, pés no chão mas cabeça olhando para o alto.
 
X- INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

          Não viver apenas por viver, dar a vida sua dimensão exata.  Existem coisas neste Universo que a nossa razão não consegue abranger portanto temos que manter sempre todos os sentidos alertas  prontos para captá-las através do grande canal com o qual podemos nos comunicar com o incriado: o espírito.
 

(segundo informações que recebi depois da publicação de minha crônica o autor das leis é Augusto Cury. Os comentários são meus )