Alguém tem que ceder – Egoísmo

Quantas vezes já nos deparamos com os problemas do nosso relacionamento e chegamos a uma pequena conclusão. Que somos egoístas. Não é fácil admitir esta pequena falha que muitas vezes passa despercebido, mas que tem grande conseqüência entre o casal.

Tratar de um problema desses é sempre bem complicado, porque muitas vezes você consegue mexer com o orgulho da pessoa, coisas que ele (a) gosta de fazer e sempre você tem aquela explicação “Você vai ir lá ao invés de estar comigo?”, quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra. Para chegarmos e analisarmos vamos ter que ir em partes. Primeira coisa que veremos é o quanto isso afeta seu relacionamento, se isso já passou dos limites ou ainda dá pra considerar como “normal”. Claro que depende muito de pessoa a pessoa, mas vamos ao clássico, final de semana com amigos.

Você está em casa, quarta-feira, namorado no sofá, com os pés em cima da mesinha de centro vendo futebol na globo, você já ta de saco cheio disso e conversa com ele, explicando por A+B que aquilo é ridículo, que esse tempo do jogo inútil vocês poderiam estarem juntos, abraçadinhos na cama, vendo um filme ou ate mesmo aquecendo os corpos no inverno. Ele então, já meio indignado (homem não precisa de muito pra estar indignado, só tirar o controle da TV da mão dele) diz que vai embora porque não agüenta mais esse tipo de coisa e aquele velho blá blá blá. Passa-se a quarta-feira e você dorme com o peso nas costas enorme. Então chega a quinta-feira e você liga pra ele e para sua surpresa ele diz o que? “Vou lá com meus “parcero” jogar um futibas”. É ou não é pra matar um cara desses? Mas enfim agora vem a analise. Você sabe que o futebol sempre foi e sempre fará parte da vida dele, ele gosta disto, ama isso, gosta de sair com os amigos, mas é sempre a mesma história, ele sai pra jogar com os amigos, depois do jogo vai lá e bebe um pouco, depois pega o carro, enfim, uma sucessão de erros cometidos porque não estava com você. Preferiu os amigos do que a você. Uma troca injusta e então você diz para si mesma “CHEGAAAAAA, EU CANSEIII”. Dizer para um homem o que ele deve fazer ou não é sempre complicado, a mulher é mais flexível neste ponto, o homem por ser mais egoísta pouco se importa com o outro e sim com ele. Na psicanálise entende-se por egoísmo “interesse que o ego tem por si próprio”, logo conversar pode gerar atritos e levar ao término. O que se pode ser feito é você tentar se divertir com suas amigas pra ele ver que o mundo não esta só em volta dele. Não adianta chegar e ficar somente no mundo dele. Muitas vezes as pessoas vêem e me falam “Ah mas não consigo ter amizades como eu tinha antes”, mas lógico, você deixou o seu mundo pra viver o mundo dele, os amigos dele, a família dele, mas e você? Seria egoísmo da nossa parte pensar em nós neste momento? – E ele esta pensando em você neste momento?. Quando você começar a sair com suas amigas e ele se der conta que você deixou de viver o mundo dele, a segurança dele estará abalada, porque o que ele tinha antes, que era você em casa, quietinha, vendo domingão do Faustão já não é mais tão possível, você vai sair com suas amigas, e isso querendo ou não já é uma brecha para alguém chegar em você, mesmo que isso não de em nada, mas ele ficará sempre com a pulga atrás da orelha. E o que ele tinha de segurança, passa agora a ser insegurança e você terá as cartas do jogo. Se ele não melhorar assim, minha amiga, ele não ta nem ai pra você. Você pode ate fazer um teste, chega num final de semana para ele e diz que vai ao domingo se encontrar com algumas gurias e veja a reação dele, se ele resmungar um pouco, não da bola é normal, tenha jogo de cintura, pode ate “desmarcar” o encontro depois só pra analisar o que se passa com ele e ver que aquela segurança que ele tinha quando disse “vou lá no futebol” já não é a mesma que agora.

Na vida como dizia minha vó, alguém tem que ceder na relação, mas você e seu namorado sempre se deram bem nas decisões, um sabe o que o outro gosta e nenhum impede que um ou o outro faça algo que goste. Já imaginou uma relação assim? Então é possível, basta querer. Um dos pontos mais importantes na relação é a segurança que um passa para o outro e só é possível com o tempo, não é do dia para a noite. Quando você falar “amor vou sair com minhas amigas” e ele responder, “claro amor, então pra não ficar em casa sozinho, posso ir jogar futebol com meus amigos” e ai isso não será uma relação adulta e coerente com a situação? Tudo se torna simples quando acontecem as coisas com o mesmo ideal, respeito, confiança e sinceridade. Isto é a base de tudo, se você amar e não tiver isso em mente dentro de uma relação, diga adeus e fique sozinha ate você querer mesmo ter alguém do seu lado.

Namorar é fácil, todo mundo consegue, mas conviver com uma pessoa, ter que “administrar” dias de TPM, notas ruins na faculdade, briga de família, o cachorro latindo do teu lado, não é fácil, mas basta querer só uma coisa, harmonia entre o casal, saber que esse relacionamento que você tanto alimenta é para o bem de todos, não somente dos dois, mas daqueles que estão em sua volta.