Aviação e seus percalços. Desabafo!

Ontem estava me recordando de alguns fatos que aconteceram 2 anos atrás e fatos de alguns dias no aeroporto de Caxias do Sul e no de Porto Alegre. Todos nós sabemos dos problemas que a aviação brasileira enfrentou, foram crises absurdas nas empresas resultado do acidente da GOL e um ano após o acidente da TAM em Congonhas. Eu, como usuário e futuro piloto me vejo triste com tais situações que aconteceram. A sociedade julgando pessoas que não conhecem, que nunca viram, imprensa falando atrocidades sobre os pilotos, culpando-os sob o fato de que erraram ou poderiam ter feito diferente. Injustiça sim.

O povo brasileiro é tardio e afobado, tudo bem querer explicações sobre tais ocorrências, mas pré-julgar, ai já é demais, inclusive os nossos tão “queridos” deputados e senadores que “entendidos” dos assuntos relacionados à aviação criam CPI’s com o propósito de culpar pessoas que fazem da aviação brasileira uma das melhores do mundo.

Tudo bem, podem discordar, mas todos sabemos a dificuldade que temos em relação a tecnologias, fazemos milagres para manter um espaço aéreo adequado para as nossas condições. Poderíamos sim melhorar, mas não depende de meros mortais, os quais políticos e sociedade em geral julgam.

Eu vejo hoje, a aviação com olhos de quem quer fazer dela um pouco melhor do que está. Não quero ser Deus, mas se a sociedade colaborar não julgando fatos precipitados, já seria de ótima valia. Certo dia estava no aeroporto de Porto Alegre e me deparei com um problema técnico em um dos motores de um avião da GOL, os passageiros já tinham entrado, o piloto já tinha chamado o “push-back” – movimento no qual um trator puxa o avião até determinada posição -, quando foi acionar o motor ele não pegou. Lá foram os técnicos da empresa tentar ver qual era o problema, não conseguindo o avião volta para sua posição original e todos os passageiros descem. Fato esse que deixou passageiros revoltados, gritando em meio ao saguão do aeroporto. Fiquei me perguntando, “queriam que o avião decolasse assim mesmo?”, veja como são as coisas, por medida de segurança o avião não decola, o piloto decide voltar à posição inicial, frustrados os passageiros agridem verbalmente a companhia, atendentes, pilotos, comissárias, enfim, baderna total.

Sei que todo mundo quer chegar no horário, adquiriu uma passagem relativamente cara para os dias de hoje, enfim, mas dentro desta compra adquirida tem o valor da vida, na qual não tem preço, é necessário entender que se há problemas técnicos, se há alguma dúvida sobre decolar, é preciso compreender a decisão do piloto em comando de preservar vidas, até porque o dele “está na reta”.

Amigos, que voam de avião e enfrentam problemas uma vez que outra, entendam, a decisão de não decolar é para o seu bem, para sua vida, para chegar em casa e abraçar seus filhos, sua esposa, com toda segurança do mundo.