Os Humanos Desumanos

Em um dos casos mais recentes divulgados no noticiário nacional sobre os tradicionais trotes universitários, um calouro em medicina veterinária teve de ser hospitalizado, em razão da barbárie sofrida pelos ditos veteranos, submetendo-o a todo tipo de humilhação, fazendo-o rastejar sobre fezes, ingerir bebidas alcoólicas e ainda agressões físicas. Isto exatamente no ambiente destinado à educação do homem.

Relembrando o filósofo Pitágoras, com sua célebre frase – “Educai as crianças e não será preciso punir os homens” - vê-se que não se pode confundir educação com instrução. Esses jovens universitários podem ter o maior conhecimento técnico e científico, mas não têm o básico para uma vida cidadã, pois lhes falta a educação no sentido mais amplo. O respeito à dignidade humana, o amor ao próximo, como nos ensinou Aquele que no dizer de Antônio Marcos – “não cursou nenhum faculdade, mas na vida Ele foi doutor” – Jesus Cristo.

Os atos praticados por aqueles universitários não condizem com a condição humana, tornando-os tanto quanto ou piores do que alguns dos animais selváticos. Como disse a própria vítima, “não é possível que aqueles que estão estudando para cuidar dos animais, sejam também uns bichos”.

Todo pai de família tem o sonho de ver seus filhos fazendo um curso superior, na esperança de que a partir daí as portas lhes sejam abertas para uma vida digna. Não imaginam, jamais, que, mesmo nessa condição, eles ainda sejam tão desumanos no meio dos humanos, deixando-se levar pelo instinto animalesco.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 12/02/2009
Código do texto: T1435092
Classificação de conteúdo: seguro