Ontem & hoje

Ontem & hoje. 01

Neste ensaio pretendo relatar em forma reduzida - como em sinopse - um estudo que venho fazendo por duas décadas. No ano final de 1983, entre tantas revistas que faziam seus prognósticos para o futuro, uma delas, em especial, chamou-me a atenção: o anúncio falava de um novo ciclo que a humanidade estaria entrando. Segundo a narrativa da revista (cujo nome eu não me lembro), nos próximos vinte e oito anos a vida na terra passaria por um processo parecido com um retrocesso. Embora tomando conhecimento da matéria, joguei fora a mensária. Um dos fatos citados relatava que, fatos do passado voltariam a acontecer. Todos aqueles que tivessem alguns anos de vida e que tivessem passado por várias experiências –boas ou más -, as mesmas poderiam acontecer nos anos seguintes. Em meados dos anos oitenta, notei que, naturalmente, refazia caminhos trilhados em anos anteriores. Curioso, dediquei-me a uma pesquisa dentro da pouca e desencontrada história lecionada nas escolas; tendo, até mesmo, que recorrer a outros veículos em busca de materiais para essa pesquisa ainda inacabada.

Foi possível constatar que a vida (vegetal, animal e humana) assume mudanças consideráveis em períodos restritos. As mudanças ocorrem de forma natural, quase imperceptível; sendo notada somente após o seu desfecho. No presente ciclo, predomina o retrocesso; fatos ocorridos no passado voltam de forma direta ou indireta a acontecer. Para melhor ilustrar este breve relato, vou citar alguns exemplos do esporte e da política por serem assuntos que se encontram sempre em evidência.

Esportes.

O futebol mundial aboliu, quase na totalidade, os cabelos longos e os calções justos (anos 70 e 80) aderindo aos modelos longos e folgados, usados nas décadas anteriores.

Brasil, campeão do mundo em 58, revelou ao mundo aquele que veio a ser o Rei da bola. Oriundo das Gerais fez fama morando na cidade praiana de Santos. Em mil novecentos e noventa e quatro, o mundo conhece Ronaldo, carioca (cidade litorânea), jovem que se sagra o melhor do mundo. O terceiro milênio traz Robinho – praiano procedente da baixada Santista, de fisionomia próxima a de Pelé – reconhecido no mundo inteiro. Outra curiosidade: Ronaldo é famoso, tem problemas com o joelho e troca constantemente de mulher; lembra Garrincha.

Austrália, sua única participação na Copa do Mundo foi na Alemanha em 1974. Trinta e seis anos depois, de novo na Alemanha, ela terá uma nova chance na competição mundial.

Em 1970, a seleção canarinho torna-se tricampeã do mundo, no México, tendo como técnico, Zagalo e Parreira. Em 1994, nos Estados Unidos, em meridianos e paralelos muito parecidos; a esquadra brasileira faz-se tetra e, tendo novamente os mesmos dirigentes em seu comando. Ainda nos anos 70, o Brasil dispunha de

Ontem & hoje. 02

Roberto Rivelino; meia-esquerda com chutes arrebatadores. Nos anos 90, Roberto Carlos surge na lateral esquerda, mas jogando avançado, também conta com uma canhota poderosa. Mais um detalhe: sendo eleito o melhor na posição em que joga, o nome relembra o eterno “rei” da juventude que nunca foi deposto.

O time do Palmeira (Palestra) manteve a sua reestruturação, nos anos 90, associando a Itália através da Parmalat.

Guga, sensação brasileira, repete o sucesso obtido por Maria Ester Bueno nos anos 60.

Airton Senna da Silva, com sua glória e morte prematura, corresponde à fama alcançada por Carmem Miranda.

Política.

Os anos 80 e 90 revivem o horário de verão, a moeda cruzado (Império), o cruzado novo e sem esquecer que o Real é a forma singular do Réis, moeda forte brasileira.

Fernando Collor, quando abdicou, relembrou Jânio Quadros no início dos anos 60; o mesmo presidente, quando deposto, não seguiu o exemplo de Vargas que preferiu o suicídio. A Republica Nova, embora sem sucesso, lembrava o Estado Novo, nos anos 30 do século passado. Registra-se ainda, o fim do Regime Militar e a volta do pluralismo partidário.

Os movimentos estudantis dos anos 60 ganharam uma nova versão nos anos 90, com a queda de Fernando Collor.

Com o advento da democracia, os jovens rebeldes dos anos dourados que se rebelaram naquele período foram eleitos para cargos políticos: Fernando Henrique, José Serra, José Dirceu, e seus nomes voltaram a mídia, trazendo à luz seus reais valores.

Outra coincidência; em 1963 foi feita uma nova consulta popular sobre as formas de governo: entre o Parlamentarismo e o Presidencialismo. Saiu vencedor o regime Presidencialista. Em 1993, nova consulta popular e, novamente, o Presidencialismo saiu vencedor.

Geral.

Muitos vulcões extintos voltaram à erupção. A região amazônica, com a forte estiagem de 2005, emerge a estrutura antiga citada pelos geólogos como região seca de baixa altitude. Os americanos, nos anos 60 e 70, envolveram-se em guerra com o Vietnã, país com a incidência de chuva em abundância e que causou um prejuízo humano incalculável pondo em jogo a Inteligência daquele país. Novamente, agora no Iraque, embora o clima seja o oposto, a derrota dos americanos e aliados é tida como certa em virtude das ofensivas desesperadas dos radicais islâmicos. Milosevic trouxe a questão racial em Kosovo e foi encontrado morto próximo de seu julgamento, como Hitler.

Em 1968, os estudantes franceses se rebelam com as autoridades em busca de

Ontem &Hoje. 03

igualdades; 2005 e 2005, novamente os jovens daquele país se armam em busca de justiça social.

Israel, mediante acordo, deixou a Faixa de Gaza. A Irlanda do Norte também entregou as armas.A Europa (Portugal e Espanha) voltaram a sangrar as economias do Brasil com o advento das grandes empresas daquela região investirem em nossa economia. Caiu o muro de Berlim, extinguiu-se a República Socialista Soviética e a segregação racial na África.

Cazuza, polêmico em sua época; sua arte e morte assemelham-se a Noel Rosa que satirizava sua tuberculose.

Na fase do paternalismo, as jovens casavam e tinham seus filhos ainda na puberdade; coincidência ou não, mesmo com os métodos anticonceptivos, muitas jovens esclarecidas refazem o mesmo caminho.

Os Estados Unidos voltou a ser atacado por suicidas (11/09/2001) em paralelos muitos próximos ao de Pearl Harbor e eles são produtos de fanatismos, embora religioso. Da mesma foram, os kamikazes atuais são mais destemidos e se sacrificam por tão pouco.

O furacão Camile, nos anos 60, causou grande prejuízo; em 2005, o furacão Katrina, com toda a tecnologia existente, refez o desastre levando os americanos a sofrerem perdas inestimáveis na economia.

Febre Amarela, terror do início do século; AIDS, a moléstia do século.

Princesa Diana; estrangeira, loura, sofre um fatal acidente próximo ao Mediterrâneo. O mesmo ocorreu com Grace Kelly; princesa de Mônaco; ambas, vítimas de choques automobilísticos. Os americanos presenciaram a assassinato do um presidente JK (anos 60); nos anos oitenta, Ronald Reagan sofre um atentado.

Futuro.

O que se pode esperar para o futuro? Nenhuma certeza, só probabilidades.

Fatos do cotidiano continuarão a acontecer, mas de forma discreta. Velhas amizades retornam, casais fazem as pazes e ou se separam. A moda busca nos anos não tão distantes inspiração para novos eventos. Grandes clássicos da música mundial, com a conquista tecnológica dos Cds, retornam após anos de esquecimentos. Os mesmos Cds são confeccionados no formato dos antigos compactos.

Nos esportes, a seleção jogou na França e entregou o pentacampeonato em 1998, próximo à Suécia (Campeão em 1958).A política brasileira não registra reeleição livre para o mesmo cargo, fato que impediu o reingresso de Maluf no cargo de governador. Fernando Henrique forçou a sua reeleição, Paulo Maluf não teve o mesmo êxito.

A religião católica, com seus dogmas, vem repensando a sua conduta e perdendo terrenos para outros interpretes da Bíblia. O próprio Islã, por ser uma dissidência do

Ontem & hoje. 04

catolicismo, pode começar a perder terreno diante das novas versões dos fatos mundanos.

O Brasil vai jogar novamente em paralelos e meridianos equivalentes aos de 1958, (Suécia). Se depender do futebol do campo será hexacampeão, o mesmo não se pode afirmar dos acordos extracampos em que os dirigentes determinam os resultados.

A Alemanha, como em 1974, volta a sediar uma copa do mundo. ela deve ser a Campeã, mas não pode esquecer do ataque na sede dos Jogos Olímpicos de Berlin, em 1972.

Em 2001 o mundo conhece a ação do Anti-Cristo. Jesus, segundo a sugestão de estudiosos, teria sido educado fora da Terra Santa onde aprendeu os preceitos para aplicar e governar Israel; Bin Laden foi treinado pelos americanos para enfrentar os Aiatolás, mas se revoltou contra seus professores. Jesus pregava o amor sem medida e conquistou e ainda conquista seguidores no mundo, baseado na humildade e pobreza; Bin Ladem prega o ódio contra os inimigos do Islã, mas a sua ação é calculada na força e na tecnologia. Os seguidores de Cristo enfrentavam a morte por amor a causa humana, os atuais seguidores doam suas vidas à Alá contra os inimigos de seu Deus. O primeiro pregava o amor, o segundo, a guerra e ambos têm aparência condizentes com a região, fazem uso dos mesmos meios de transportes(animais) e vivem em cidades desérticas. O mundo pode conhecer uma nova experiência atômica e a terceira guerra mundial está sendo deflagrada.

O Brasil sempre foi vítima de tentativa ou de golpes militares; com as incertezas políticas dos últimos anos, o choque entre os poderes, os atos populistas e as corrupções sem medidas podem gerar sérias reações nos poderes em Brasília.

Em suma, nada poderá se afirmar de concreto para o futuro. As mudanças ocorrem para aqueles que tiveram vida ativa antes de meados dos anos 80 do século passado. Outro detalhe: este estudo não é um presságio que, segundo a revista deveria durar até 2012; é uma simples observação do que tem ocorrido no passado, porque o futuro, quem viver, verá.

04/2006.