Xenofobia On Demand

Não vim colocar em pratos limpos o caso da brasileira supostamente violentada na Suiça. Vim falar de um mal que, até mesmo na nossa Terra Brasilis, assola a sociedade.

Xenofobia não acontece entre diferentes nacionalidades, culturas e modos de vidas. Tem gente do sul que não gosta de nordestino... Mas, o pior é que as pessoas estão ficando mais xenófobas. Veja o caso dos norte-americanos e a luta - no sentindo literal da palavra - por empregos contra os latino-americanos. Reclamações por cima de reclamações e tomem cercas, portões e viaturas na fronteira. Aliás, o povo estadunidense deve ser campeão em xenofobia - logo atrás vem os europeus - quando o assunto são arábes, mulçumanos e outras culturas que "invadam" seu território. Xenofobia on demand!

Sim, a mídia faz sua parte. Crianças correm felizes e de repente uma bomba - ou um homem-bomba - surge e mata todos. Acaba com vidas, planos, sorrisos... Ficamos na expectativa de saber se foi realmente um integrante de cultura "X" que fez tal ato horrendo. No Brasil, o preconceito com quem vem da parte de cima do mapa é maior. Tem-se uma gama de indivíduos que não aturam a presença de uma "casta baixa" em sua sociedade. Skinheads, por exemplo, além dos "ódios" de sempre, ainda não veem com bons olhos os nordestinos e os homossexuais. Mas nem mesmo os próprios integrantes de tal facção estão livres de sofrer certo preconceito. Um exemplo de xenofobia on demand: Um grupo de Skinheads provenientes da região Sudeste do nosso país enviou uma carta para os "carecas" europeus, dando ênfase aos seus "esforços" para manter um nazismo vivo e operante na nossa terrinha. A resposta? Os europeus mandaram uma carta que dizia: "Calem a boca, vocês são latino-americanos". Tal historinha exemplifica que ninguém está livre da xenofobia... Nem aqueles que a praticam...

Bem, como diria Carlos Maltz "Nós somos todos farinha do mesmo saco", então não vejo por que tanta ódio com alguém que se parece tanto com você... "Todos os humanos são manos!", como diria o compositor citado. Ninguém está livre de sofrer injustiça por causa da cor da pele, da posição social ou origem... E, o que importa tudo isso!

Esqueçamos essas diferenças e façamos o melhor para vivermos juntos. Somos iguais e isso é o que importa.

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 14/02/2009
Reeditado em 08/08/2009
Código do texto: T1438584
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.