Provérbios

Não querendo estar a chover no molhado, as verdades são para se dizer. Quem feio ama, bonito lhe parece e por vezes mais vale cair em graça do que ser engraçado. Mas quem vê caras não vê corações e por vezes as aparências iludem. O hábito não faz o monge e não se deve julgar o livro pela capa.
Cautelas e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Roma e Pavia não se fizeram num dia. Depressa e bem não há quem. De Espanha nem bom vento nem bom casamento. Mas quem não arrisca, não petisca. E a excepção confirma a regra. Para além do mais a sorte protege os audazes. A necessidade aguça o engenho. Amor contrariado é amor reforçado.
O corno é sempre o último a saber, mas olhos que não vêem coração que não sente. E depois de casa roubada, trancas à porta. Contra factos não há argumentos. Amor com amor se paga. Mais vale asno que me carregue que cavalo que me derrube. Cornos que dão de comer deixá-los crescer. Que o barato sai caro. Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. O dinheiro não traz felicidade mas ajuda muito.
Dá Deus nozes a quem não tem dentes, e pérolas a porcos! Gato escaldado de água fria tem medo. À primeira toda a gente cai, à segunda só cai quem quer. O saber não ocupa lugar. Esquece muito a quem não sabe. Quem tem vergonha de perguntar tem vergonha de aprender. E mais vale tarde que nunca.
O diabo sabe muito por ser velho. Devemos aprender com os erros dos outros pois não vamos ter tempo de os cometer todos. Quem escorrega também cai. Mas quem diz a verdade não merece castigo. A união faz a força. Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Quem me avisa meu amigo é. Embora amigo não empate amigo.
Não pode haver Sol na eira e água no nabal. Não se pode comer o bolo e ficar com ele. Enfim, não se pode ter tudo. Mas tão rico é o homem que tem muito que aquele que tem o suficiente. As penas do pão a comer se vão. O que não mata engorda. E a cavalo dado não se olha o dente. Mas dias não são dias. Sabe bem tirar a barriga de misérias. O que é doce nunca amargou. Se bem que a fome é o melhor tempero. Há no entanto quem tenha mais olhos que barriga. Quem não come por ter comido a doença não é de perigo.
Muito custa o que bem parece. Se bem que quem corre por gosto não cansa. Uma acção vale mais que mil palavras. Até porque às palavras leva-as o vento.
Quem canta seus males espanta. Tristezas não pagam dívidas. E a esperança é sempre a última a morrer. O carteiro toca sempre duas vezes. O diabo seja cego, surdo e mudo.
AnaMarques
Enviado por AnaMarques em 14/02/2009
Reeditado em 12/11/2010
Código do texto: T1438955
Classificação de conteúdo: seguro