Fazenda Hotel Traituba

Aos poucos vou percorrendo trechos da Estrada Real e, em cada roteiro, me delicio com seus tesouros históricos, culturais e com as belezas naturais. Desta vez, visitei a deslumbrante Fazenda Hotel Traituba, que fica equidistante 30 quilômetros dos pequenos centros de Carrancas e de Cruzília/MG. Trouxe um pouco da história de lá para vocês: O Imperador D. Pedro I, em viagens com sua comitiva, hospedava-se na antiga sede da Fazenda de seu amigo João Pedro Diniz Junqueira. Prometeu ali voltar mais vezes. O Coronel João Pedro, então, construiu entre 1827 e 1831 a atual Fazenda Traituba especialmente para recebê-lo. E quis construir aposentos à altura da dignidade do monarca: uma casa com dois pavimentos e um mirante. O pavimento térreo compunha-se de dezessete amplos quartos e cinco salas, além de outras dependências domésticas; no pavimento superior, havia mais oito quartos e duas salas. A fazenda também foi mobiliada de acordo para esperar tão importante visita. Porém, antes de se concluir a construção, Dom Pedro I abdicou-se do trono, voltando para Portugal sem visitar a Fazenda. O portal da fazenda ficou fechado por muitos anos à espera do ilustre visitante que não veio. Em 1902, o Major José Frausino Fortes, genro de João Pedro, projetou e realizou uma reforma radical, pela qual foram desmanchados o mirante e o pavimento superior, mas continuou sendo uma majestosa construção. A proprietária da fazenda, Dona Alice, com 76 anos, viúva de uma quinta geração de fazendeiros, recebe os visitantes com uma cordialidade cativante.

Entre peças coloniais raras, a fazenda tem um piano que veio de Paris, cadeiras que foram trazidas da Áustria, uma liteira com mais de 200 anos(é a única peça da fazenda tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), outras mobílias imperiais e piso de tábuas corridas originais. Hoje, a fazenda é uma hospedagem rural.

(Meus amigos recantistas, aos poucos vou responder às lindas mensagens que me enviaram. São pedacinhos do céu que salvei no coração! Beijos.)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 23/04/2006
Reeditado em 24/04/2006
Código do texto: T144081
Classificação de conteúdo: seguro