PROPOSTA

Falar por escrito é uma maneira de dizer tudo que se quer sem medo de ser interrompido ou contestado naquele momento. Por escrito embarcamos na canoa do nosso imaginário e nos colocamos em outro plano dimensional. Nesse espaço tudo é natural. Não há regras sociais para se respeitar. Na nossa intimidade literária somos heróis sempre dispostos a salvar a sua amada de um vilão, ou idealizar um formato de sociedade perfeita onde todos são proibidos de serem infelizes... Nossa! Quem não gostaria viver em um mundo onde não existisse miséria, doenças, violência, ciúme, inveja e todos os males que nos incomoda diariamente? Por isso gosto de dar asas ao meu imaginário e, sempre, falar escrevendo de coração pra coração. Tudo que é dito por ele é verdade e suas palavras nunca são formatadas de maneira simulada. Nunca há falsidade no que ele diz.

Durante a minha existência sempre procurei aprender e utilizar esse aprendizado para melhorar a minha qualidade de vida e a de quem comigo estiver caminhando nas veredas dessa vida. Apesar de já ter vivido bastante tenho poucas certezas absolutas. Destaco duas delas por serem muito importantes na minha percepção: uma é sobre o sentimento chamado amizade e a outra é a necessidade que temos de a toda hora dizer a quem gostamos o quanto a amamos e como ela é importante na nossa vida. Isso é como regar uma planta ávida por um pouco de água. Isso fortalecera cada dia mais as raízes da amizade. Temos que entender que em um dado momento de uma união a atração física somente não será suficiente para a manutenção de um relacionamento. Por isso que uma amizade com fortes alicerces e o habito de espraiar os sentimentos irão equilibrar a relação e manter a felicidade.

Há coisas que achamos aparentemente simples de fazer, mas na pratica se torna muito difícil para determinadas pessoas. Pergunte a você mesmo: Conseguiria fazer uma declaração de amor com facilidade ou, simplesmente, faze-la? Costumo dizer a minha namorada que a amo, com freqüência? Tenho o habito de presenteá-la com coisas singelas e ate sem valor monetário, com o pretexto de escrever um bilhete dizendo o quanto ela e importante pra mim? Ao lembrar-me dela mando-lhe uma mensagem pelo celular, sempre que posso? Se 80% das respostas forem sim você é um pessoa muito romântica e tem um chance fantástica de ser feliz em uma relação.

Dizem que o homem é o resultado da formatação que sofreu no meio em que viveu. Com efeito, há pessoas que não têm em seu vocabulário palavras de carinho. No meio em que foram criadas, sentimentos como amor e carinho nunca foram exercitados. Para elas é difícil interagir com romantismo e dificilmente alcançarão a felicidade em uma relação. Há outras, entretanto, que foram feridas ao sofrerem algum desgosto ou maltratadas sentimentalmente e passaram a desacreditar na palavra amor. Em ambos os casos a felicidade dependera de encontrarem alguém com muita capacidade de amar e que esteja disposto a trabalhar durante muito tempo. Acredito em um resultado positivo, pois o amor é um sentimento forte e capaz de transformações milagrosas.

Então proponho a todos aqueles que têm a pretensão de serem felizes conversem com seus parceiros sobre essa crônica, e experimentem praticar esse exercício de dar e receber. Vamos lá, façam isso... Ninguém se arriscara a nada, pois se não der certo tudo ficara com antes, mas se der... Estarão arriscados a serem felizes para sempre!