Brainstorm – Religião

Resolvi escrever este texto após participar de uma pequena troca de idéias, quase uma discussão, em um blog da atriz Thaís Lopes (http://bloglog.globo.com/thaislopes).

Claro que quando o assunto é opinião é sempre complicado chegar a um ponto comum, o que é interessante, afinal o mundo perderia completamente a graça se todos gostassem das mesmas coisas, tivessem a mesma visão sobre um assunto, etc, mas o impressionante é quando o assunto tem algum ponto relacionado à religião, aí tudo complica!

Gosto de ver uma pessoa defendendo seu ponto de vista, argumentando e não simplesmente aceitando o que o outro disse, mas para trocar idéias é necessário antes ler ou ouvir o que o outro disse e pensar... Sim! Ainda é preciso pensar!

O que aconteceu no blog foi exatamente a falta do PENSAR, não que as pessoas que participaram sejam burras, muito pelo contrário, mas infelizmente chegaram meio perdidas na conversa, pois simplesmente olharam o tópico e não pararam para entender o que estava sendo comentado. E é exatamente isso que quero comentar resumidamente neste meu texto: O que acontece para que nos assuntos relacionados à religião as pessoas fiquem tão “olhos fechados”?

É uma boa pergunta, no entanto muito complicada, talvez impossível de responder, mas não custa pensar um pouco.

Sabemos quão delicado é o assunto “religião”, pois mexe com a fé de uma pessoa, e anos de educação e criação religiosa, na verdade séculos, quase uma lavagem cerebral... Calma, vou explicar!

Muitas das nossas idéias do que é certo ou errado, não vem de Deus ou de Jesus, mas sim de homens que governaram as igrejas nos seus tempos mais antigos, homens estes que se consideravam mais próximos de Deus, quase amigos íntimos. E com o tempo estas idéias foram sento tão integradas na sociedade que se tornam pecados horrendos aos olhos de Deus, basta saber que Deus é este. Não vou me aprofundar muito no que penso sobre isso, afinal a idéia é pensar um pouco sobre a pergunta feita acima.

Então... Quando tocamos em um assunto delicado como este, muitos não conseguem racionalizar o que foi dito, pois estamos mexendo com idéias que são passadas de geração para geração.

Resumidamente é isso, claro que tem muito mais e poderia ficar horas aqui escrevendo sobre o assunto, mas meu objetivo é fazer você pensar, como eu estou pensando...

E pessoal vamos questionar tudo que nos é informado, só assim podemos mudar um pouco este mundo.

Fábio Heinen
Enviado por Fábio Heinen em 16/02/2009
Código do texto: T1442078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.