Roteiro de cinema

Roteiro de Cinema

Para alguns a leitura de um roteiro é chata, cansativa, entediante, para outros é uma leitura fundamental e outros trabalham com isso e se vêem obrigados pela necessidade de ler diversos " plots". Um roteiro de cinema clássico tem em média de 150 a 220 páginas, mas dependendo do filme e da necessidade pode ter um pouco mais.

Os roteiros obedecem a essa formatação:

INT. RUA SÃO JOÃO. NOITE OU DIA

e o nome do personagem em baixo ou no começo da página. Os roteiristas hoje preferem incrementaro cabeçalho e colocam:

INT. RUA SÃO JOÃO/ALGUM TEMPO DEPOIS.DIA

Nos anos 40 e 50, os roteiristas tinham que fazer praticamente tudo: montagem, câmera, fotografia, edição e todo o processo de um filme. Hoje, no entanto, os roteiristas apenas escrevem a história e a desenvolvem durante o roteiro e deixam a câmera e a edição para quando o diretor for filmar.

O grande desafio de um roteirista não é tanto escrever 150 páginas, mas sim tornar o roteiro atraente a partir da décima página, ele precisa saber usar bem o gancho e sua narrativa deve ser clara: nada de linguagem poética ou filosófica, o diretor e o produtor devem compreender cada cena escrita.

Syd Field, um roteirista hollywoodiano escreveu um livro chamado O Manual do Roteiro, ao ler o livro, eu achei que era muito bom e é realmente muito bom, porém ele tem apenas um pequeno defeito: ele acaba fazendo da criação do roteiro uma´fórmula química ou então uma receita de bolo. Não há um único jeito de escrever roteiro, assim como não há um único jeito de se escrever poesia, já vi muitas formas como

INT. CASA DE PAULO. DIA

PAULO

Onde você estava?

ou este

CASA DE PAULO.INT.DIA

Paulo- Onde você estava?

e ainda há o roteiro de teatro que todos sabem a forma.

Para se ser roteirista é preciso de muita leitura, inclusive de roteiros, dedicação e uma grande desenvoltura para criar diversos personagens, diferente do teatro que pode ser escrita com até um personagem.

Não há um tempo para se finalizar um roteiro de cinema , uma novela são oito meses, uma peça de teatro de 1 a 2 anos, um poema alguns minutos, mas se formos pensar em roteirista não passa de um ano escrevendo e revisando seu roteiro.

Caros leitores, quando fores assistir um filme, pense no enorme trabalho e no quanto um roteirista pensou, repensou e quanto tempo ele dispensou para que eu e você assista a um bom filme.

Heinrich Hoft
Enviado por Heinrich Hoft em 17/02/2009
Reeditado em 09/12/2023
Código do texto: T1444644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.