O Primeiro Passo

Está na moda falar mal de nosso país, lamentarmos todas as mazelas que tão bem conhecemos,dizer que as coisas “são assim mesmo”. É muito cômodo agirmos desta forma, já que atribuímos aí uma impessoalidade, não colocamos a culpa em alguém, e tudo isso está arraigado em nossa cultura do vale tudo, da famosa “Lei de Gerson”.

Fui pela manhã até o banco daqui do bairro para quitar um boleto, e reparei que a fila estava totalmente fora das demarcações existentes no chão. “Mais alguns minutos e não caberá mais ninguém neste espaço”, pensei comigo. Resolvi tomar a atitude: Fiquei posicionado na faixa correta. Aguardei alguns minutos e, para minha grata surpresa, a fila que se formou depois de mim já estava perfeitamente alinhada na demarcação correta.

O exemplo acima é banal, mas demonstra que, apesar de sabermos que as coisas estão erradas, cabe a nós darmos o primeiro passo para o caminho certo.

Qual é a “fila” que queremos (e vamos) alinhar em nossas vidas, em nossa sociedade?

Pensemos a respeito.

Marcio Roque
Enviado por Marcio Roque em 20/02/2009
Código do texto: T1449694
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.