OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DO CONGRESSO

OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DO CONGRESSO ou se melhor queira, Os Dez Mandamentos do Congressista, é a mais afortunada norma regimental que é transmitida a cada Parlamentar quando assume a primeira legislatura.

Advoga Arthur Birrado Coimbra, que, em razão de haver necessidade de uniformizar a conduta das forças políticas emergentes, o alto clero houve por bem impor dispositivos para regulamentar as reivindicações dos novos convivas, também conhecidos como: pares.

Ao que se sabe, a primeira versão dessa obra midiática foi encomendada logo após o sufrágio da Constituinte de 1982. De certo que o documento original, conhecido como PAPIRO DOS CARDEAIS, contou com a participação de renomados e eruditos caciques da política nacional, dentre eles Sarney Maranhão, Ajudaí Magalhães, Paulo Mangabeira, Pitomeu de Souza, Elides Magalhães dentre outros. Todavia, o texto em sua versão final não poderia ser escorreitamente virgulado sem a competente caneta Sebastião Nery – o Repórter. Contudo, por se tratar de uma afortunada obra de reengenharia política, nenhum congressista, por mais irracional que possa parecer, ousa afirmar tenha tomado conhecimento da obra.

OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DO CONGRESSO

1. Não terás outro Poder superior a mim.

2. Não farás para ti reivindicação tola, não farás greve, nem as apoiarás.

3. Não te rebelarás contra o Governo em vão

4. Lembra-te do dia de sábado para viajar. Seis dias descansarás, mas o sétimo dia e o sábado viajarás para um paraíso fiscal para depositar a comissão das obras.

5. Honrarás o FMI e os banqueiros

6. Não matarás (a morte)

7. Não renunciarás

8. Não ti furtarás

9. Não recusarás suborno nem prestar falso testemunho

10. Não respeitarás a mulher do eleitor, nem a sua casa e seu voto.

Antonio Virgilio Andrade
Enviado por Antonio Virgilio Andrade em 26/04/2006
Código do texto: T145777