O PRETÉRITO E, O PRESENTE!

Não sou um antiquado que detesta as coisas modernas dos nossos dias mais recentes, no entanto, sempre, gosto de analisar o Pretérito à procura de um estribo condizente que justifique a nossa atualidade vivencial! Dessa forma, para mim, um mero escriba empírico, à grande cota de sofrimentos, pelas quais, temos vivido, se dá, exatamente, por não nos balizarmos com os erros vindos do passado, sem procurar os evitar na atualidade!

A Humanidade atual, em sua maioria, só se baseia nos ensinamentos recentes dos nossos dias, isso, em qualquer atividade que exercemos e, pior! Sem estudar o que lhe é posto à frente, para, só então, o aceitar! Por esse motivo, quase sempre, acabamos nos sucumbindo ante o que aceitamos como meritório, sem lhe analisar os meandros defectivos!

Em outros textos meus, já me referi a respeito da decadência das nossas Leis em geral que, senis, nos são projetadas para o cumprimento integral hodierna, também, dei opiniões textuais sobre os Policiais a fazerem policiamentos investigatórios e/ou, ostensivos fardados, de forma não muito eficaz!

Como previ, as nossas Leis vigentes dão tantas regalias para os criminosos que, Eles, perderam o receio de serem presos, por diversos crimes praticados, por saberem que, em pouco tempo, estarão, novamente, em liberdade, vigiada ou não!

O Modernismo e, as lacunas de repressão, acabaram por dar tanta coragem aos infratores das Leis que, Eles, agora estão matando até os Policiais!

Como já disse, o Presente só terá a sua validade se, ao se tornar Moderno, ter por base os Erros e, Acertos do Passado recente ou, mesmo distante para, assim, retirar as jaças e, arestas defectivas anteriores e, burilando-as para o Bem se estribar na atualidade!

No meu Passado distante, embora fosse um simples Cabo PMMG, exercia as funções de sargento monitor, no Terceiro Batalhão da PMMG na minha terra, a saudosa Diamantina-MG!

Naqueles primórdios da década de sessenta, aprendi com os oficiais instrutores e, ministrava para duas Escolas de Recrutas, o seguinte, dentre outros, ensinamentos:

—O Soldado é superior ao tempo! Os ensinando a não se omitir, funcionalmente, em razão das intempéries!

—Só saque a sua arma para a sua legítima defesa ou, de outrem! Evitando, assim, sacarem da arma de fogo desnecessariamente, com ameaça ao cidadão comum e, ao mesmo tempo, dando a entender que a sua força e capacidade de policiar esteja em sua arma!

—Confiar! Sempre... Desconfiando de todos! Em razão dos criminosos, sempre, se acobertarem como honestos e, frágeis! Tendo dentro Deles uma periculosidade latente!

—A Arma branca (faca etc.) é mais perigosa do que o revólver! Em razão de ela poder ser manejada em várias direções seqüentes, enquanto, a de fogo, precisa ser engatilhada, manejada, apontada e, ter a pontaria certeira!

—Ao se aproximar de um infrator da lei, sempre, o considerar como perigoso e armado! Até prova em contrário, visível e/ou, documental.

—Se, necessitar sacar a sua arma, o faça tendo, antes, o cuidado de se homiziar do perigo à sua frente, ou seja: antes de apontar a arma, deite-se ou, se proteja dos tiros que poderão vir em sua direção!

—Nunca atire em alguém que esteja fugindo de você! Pela razão óbvia, de não lhe trazer perigo às costas do seu oponente, além de estares cometendo um crime covarde e desnecessário!

—Ao sitiar um local em que haja criminosos, primeiro, chame reforço e, em seguida, se esconda da linha de tiro inimiga! Procure os pontos acessíveis do local, para entrar, mas, nunca, pela porta da frente, amplamente vigiada pelos criminosos!

—Não se considere de folga, em nenhum momento da sua vigília e, de descanso, pois, poderá estar sendo vigiado pelos marginais à procura do seu desleixo e, nunca, ocupe cadeiras de costas para a entrada ou, a rua!

—Cuide da sua saúde, inclusive, ao se deitar, o fazendo à “fio comprido” e com travesseiros baixos, para não vir a sofrer lesões na coluna!

—Não aceite amizades e relacionamentos com os criminosos epidermidos! Eles, nada têm a ensiná-los, e você se perderá com Eles!

—Acate aos seus superiores hierárquicos, somente ao receber ordens legais insofismáveis, em caso contrário, ignore-os, pois, Eles têm superiores acima Deles!

—Cumpra, integralmente, as Leis e Regulamentos! Se, Eles estiverem errados, pelo menos, você não estará!

—Procure residir longe dos malfeitores e, da sua maioria! Se não o fizer, estará colocando em risco a sua integridade idônea e, física!

RESUMINDO: Esses ditames do Passado, poderiam servir de lastro, em contrapeso, aos ensinamentos atuais, balizando o proceder dos nossos policiais, face ao crime que campeia em nossas cidades e, já chegando aos grotões, além disso, O Saber não ocupa lugar! Desde que possa evitar as mortes e lesões sofridas pelos nossos policiais, colocados na linha de frente sem um preparo mais aprimorado!

Sebastião Antônio BARACHO.

Escrivão de Polícia aposentado.

conanbaracho@uol.com.br

Fone: (31)3846-6195