Decepção (R22)

Breve comentário sobre o texto

Este texto foi escrito num momento de profunda decepção com a profissão, me levando a uma profunda reflexão quanto ao futuro desta tão elevada profissão. Pois o respeito principalmente ao profissional não existe, passando pelas autoridades e também pelos próprios alunos. A decepção ainda é maior quando sabemos que não éramos assim, havia um respeito dentro da sala de aula.

Eu não ia publicá-lo, pois achei que era um pouco forte o seu conteúdo e expressava a minha opinião, mas o que é um texto se não o ponto de vista do autor, se ele vai agradar ou não isso é irrelevante, já que cada um pensa e opina de maneiras diversas.

Não que eu não gostasse de dar aula, pois as dei por dez anos, e como já tinha me decepcionado isto me ajudou a seguir outro caminho, e eu sou solidário que falta muito para chegarmos numa perfeita harmonia educacional.

O que me motivou a publicar o texto abaixo foi exatamente ver o tema abordado em uma novela, coisa que eu ainda não tinha presenciado até então, finalmente algum autor decidiu levantar esta bandeira, o descaso por alunos e até pais pela educação, não estou generalizando, mas para quem é professor sabe as dificuldades do dia a dia.

Decepção

Pensei que nasci com o dom de ensinar

só que agora percebo que diante do mundo nada sou

ensinar o quê? para quê?

são questões que na complexidade dos anos comecei a me fazer

mas a resposta nunca encontrei e nem perto de encontrar estou.

Só sei que um dia só por acaso escutei:

"a escola é formadora de ignorantes, pois,

se ensinasse o caminho da luz, o mundo,

sim, este mundo, não estaria mergulhado no caos."

Diante disto me sinto um verdadeiro palerma

ensinar o quê? e para quê?

Se um dia gostei de dar aula, não sei,

já não me lembro.

Alexandre Brussolo (21/11/2000)