O Diretor de Duas Cabeças

Essa semana finalmente completei a obra dos Irmãos Coen (Joel Coen e Ethan Coen, conhecidos profissionalmente por "Irmãos Coen”, ganharam por quatro vezes o "American Filmmakers" Academy Award. Por mais de vinte anos, esse par tem escrito e dirigido numerosos filmes de sucesso, desde comédias (O Brother, Where Art Thou?, Raising Arizona, The Hudsucker Proxy) até filmes policiais (Miller's Crossing, Blood Simple, The Man Who Wasn't There, No Country for Old Men), e filmes que combinam os dois gêneros (Fargo, The Big Lebowski, Barton Fink e Burn After Reading). Os irmãos escrevem, dirigem e produzem seus filmes juntos,embora recentemente Joel recebeu um crédito particular por direção e Ethan por produção. São conhecidos no negócio de filmes como "O diretor de duas cabeças"por compartilharem visões similares sobre seus filmes. Se atores chegarem em qualquer um dos irmãos com uma questão, provavelmente receberão a mesma resposta.)¹, fui tomado por um misto de alegria (por, finalmente, ter visto todos os filmes) e tristeza por saber que não tenho mais disponível na locadora mais um exemplar inédito pra eu poder assisitir.

Meu primeiro contato com os Coen foi em meados do ano passado, quando, pulando de canal em canal, me deparei com uma cena, no mínimo, pitoresca: três presidiarios sendo transportados por um monobloco ferroviário de tração manual (cujo nome desconheço completamente), guiado por um velho cego, numa linha de trêm que se perdia no horizonte de uma tarde ensolarada. Além de ficar encantado com a belíssima fotografia, fiquei instigado por aquele episódio, no mínimo, incomum. Éra o filme “E aí, meu irmão, cadê você?!”, que já loquei na semana seguinte, para poder assistir na íntegra.

As comédias, que compilam a obra, variam de uma linha tênue e sutil, passando pelo humor macabro, debochado até os verdadeiros paspalhões, porem, odos eles preservam sempre uma mensagem subjetiva que subsiste por de tras dos personagens, ou além deles.

A medida que fui conhecendo os filmes, percebi que sempre haviam personagens incomuns, fossem no papel principal, fossem como coadjuvantes. Personagens instigantes que, de alguma forma, produziam um suspense em torno de si próprios.

A preocupação em deixar o filme o mais próximo possível da realidade tambem é outro fator a se destacar. Não apenas os atores e o enredo, mas a despreocuação em não tornar o filme uma sequencia racionalmente lógica e previsivel de fatos que culmine de forma objetiva num determinado resultado desejado. Existe sempre uma segunda estória se desenrolando paralelamente ao foco da ação principal, ou se não, uma expectativa de que exista essa segunda estória. A perspectiva com que se inerpreta o filme muda na medida em que novos personagem surgem, fatos inesperados ocorram.

Mas a maior caracteristica dos filmes é a fuga dos padrões Hollywoodianos, a ausência daquela mesmice previsível que só se consegue assistir enchendo a boca de pipoca. A ampla valorização dos elementos artísticos que compoem o filme, como um todo, desde a fotografia, passando pela iluminação, efeitos especiais e etc. Tudo é sempre cuidadosamente feito e preparado para se atingir o mais alto nivel de qualidade. Cada um desses elementos reforsa a carga sujetiva da atmosfera em que os personagens evoluem no enredo.

Depois de Igmar Bergman², nenhum outro cineasta me surpreendeu tanto quanto os Coen, o “cineasta de duas cabeças”. Convido a todos que apreciam cinema de verdade, a assistirem os filmes desses caras e, enquanto isso, espero ansiosamente pelo próximo.

Os meus preferidos são: Onde os fracos não tem vêz; Fargo; Barton Kink; E aí, meu irmão, cadê você?; e O homem que não estava lá.

[rh.01.03.09.21:40]

¹ http://pt.wikipedia.org/wiki/Joel_e_Ethan_Coen

² http://pt.wikipedia.org/wiki/Ingmar_Bergman

Filmografia dos Coen:

• 2008 - Queime Depois de Ler

• 2007 - Onde os Fracos Não Têm Vez

• 2006 - Paris, je t'aime

• 2004 - The Ladykillers

• 2003 - Intolerable Cruelty

• 2001 - The Man Who Wasn't There

• 2000 - O Brother, Where Art Thou?

• 1999 - The Big Lebowski

• 1996 - Fargo

• 1994 - The Hudsucker Proxy

• 1991 - Barton Fink

• 1990 - Miller's crossing

• 1987 - Raising Arizona

• 1984 - Blood Simple

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joel_e_Ethan_Coen#Filmografia)

Ricardo Henrique
Enviado por Ricardo Henrique em 01/03/2009
Código do texto: T1464579
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.