MEU TESOURO, MINHA VIDA

MEU TESOURO, MINHA VIDA

Amanheceu, e mesmo o tempo com muito calor e abafado estava um dia bonito e prometia ser mais um de dia de trabalho e reflexão. Ainda era cedo e não havia muito movimento nas ruas, apenas poucos carros em movimento e aqui e acolá, pessoas caminhando,talvez retornando para suas casas, ou já indo para seus afazeres pois apesar de tudo temos que trabalhar para sobreviver nesta vida linda apesar de todas as dificuldades.

Ia andando quando vi uma homem deitado em frente a uma porta de uma loja, dormindo, vestido com roupas velhas, barba e cabelos sujos e a fazer, sem ainda acordar para sua realidade, que certamente não será a mesma de quem está indo para seu trabalho do dia a dia. Ao acordar vai começar a sua luta para a sobrevivência, a cata de alimentos, que muitas vezes será em lixeiras, restos de comidas de restaurantes, doações de alguns....Mas o que me chamou a atenção neste homem, é que ele tinha entre sua mãos, suas duas sandálias , por sinal muito sujas, já usadas , mas que cuidava com tanto carinho delas enquanto dormia, que me pareceu ser o seu tesouro.Nem parecia que estava ao relento, sujeito a todos os perigos que uma noite vivida dessa maneira pudesse apresentar. O que importava mesmo eram suas sandálias.Será que elas correm perigo de serem tiradas de mim?E assim estava adormecido, mas mostrando toda sua proteção para seu tesouro. Fiquei a refletir, sem notarmos, as vezes que nossos tesouros são coisas simples, muito simples e nos arriscamos com as nossas próprias vidas para protegê-los. Ou não, pois de repente nem sabemos que esses tesouros existem. Este homem quando acordar terá o primeiro momento de felicidade nesse seu dia, o de encontrar, sãs e salvas suas sandálias, sem mesmo ter certeza se terá comida, se será contemplado em viver mais esse dia, e poder usar suas sandálias que são seu tesouro e que naquela noite dormida, foram mais importante que sua própria vida.

José Mário Fernandes

José Mário Fernandes
Enviado por José Mário Fernandes em 02/03/2009
Reeditado em 08/04/2009
Código do texto: T1465309
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.