OITO DE MARÇO

As mulheres adoram ser lembradas em datas especiais. Dia das Mães, Dia de seu aniversário, Dia dos namorados, Dia Internacional da Mulher. Por sua vez os homens nunca se lembram de homenagear suas esposas nestas datas que tem tanta importância para elas.

Aposto como você já foi esquecida ou conhece alguém que ficou sem presente, sem um cartão, sem uma mensagem em uma destas datas que a mulher tanto valoriza. Isto porque a mídia está sempre fazendo seu papel, divulgando, fazendo seu comercial e induzindo o consumo e a compra de presentes para festejar esta ou aquela data. Mesmo assim, parece que o homem só escuta o que quer. A propaganda de um carro bonito, de um celular moderno, ou algo que lhe interesse ele está atento, mas aquela que diz está chegando a data de você presentear sua mulher com uma viagem ou com uma jóia, estas ele deixa passar batido, como diz o ditado.

Tenho um amigo que esqueceu dentro de um mesmo ano o aniversário da esposa, o dia das mães e o dia que completaram 14 anos de feliz de união, bodas de marfim. Eu não falo nem no “Dia Internacional da Mulher”, porque este é que ele jamais lembraria. Tentar remediar o caso, com abraços e beijos e prometendo presente para o dia seguinte, não mesmo. Sua esposa ficava uma fera e para recuperar a normalidade do dia-a-dia bote tempo.

Homem não tem sensibilidade para entender que estas datas são motivos de demonstrar carinho, afeto e que ser esquecida traz um sentimento de desvalor que deixa a mulher triste por um bom tempo.

Certa mulher compreendendo que era um caso sem jeito, seu marido era mesmo um desligado, resolveu aceitar o pacto que lhe propunha, ou seja, nas vésperas destes dias importantes ela pediria antecipadamente o presente que gostaria de ganhar. Não estipulou valor, ou qualquer coisa que viesse complicar aquilo que ela tanto gostaria de receber. Seu desejo era uma ordem. Seria atendida prontamente.

Depois deste pacto, ele ficou apreensivo. Imaginava que ela iria pedir algo muito valioso até como vingança pelo tempo que ficou a ver navios. Desta vez, o marido ficou atento a propaganda e escutou até o comercial da TV fazendo alusão ao “Dia Internacional da Mulher”. Pensou em passar numa joalheria e comprar logo um lindo anel para sua esposa, mas como o trato entre eles era que ela escolheria o presente, levou apenas flores para simbolizar que desta vez estava lembrado que dia 08 de março era o dia de sua querida esposa.

Ao entregar o ramalhete, disse que ela era uma mulher especial, e indagou se ela já tinha escolhido o presente que queria ganhar nesta data.

- Sim, já anotei aqui direitinho no papel para você não esquecer e não ter dúvidas sobre o meu pedido.

Ele recebeu ansioso para verificar do que se tratava. Antes de abrir o envelope, ela foi logo dizendo.

- Já deixei dito neste papel também o que quero ganhar no Dia das Mães, no Dia do meu Aniversário e no dia que completaremos nossas “Bodas de Cristal”, quinze anos de feliz união.

Ele pensou: - Se ela está me entregando a lista dos presentes com tanta antecipação deve ser para eu me preparar financeiramente. Hesitou em abrir, respirou fundo e lá vai, coragem, abriu o envelope e encontrou os seguintes pedidos:

Presente pelo dia Internacional da Mulher – fazer faxina o restante do mês de março.

Presente pelo dia das Mães - escutar-me falar, olhando para mim sem fazer outra coisa, não fique dando sua opinião ou solução a menos que eu lhe peça.

Presente de Aniversário – quero que convide minha mãe para passar um mês conosco.

Presente de Aniversário de Casamento – deixe comigo seu cartão de crédito por uma semana.

Pense, num homem que ficou sem ação. Cumprir o prometido foi mais que um castigo, mas valeu porque saiu aconselhando seus colegas a jamais esquecerem estas datas tão significativas para as mulheres.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 04/03/2009
Reeditado em 09/05/2020
Código do texto: T1469631
Classificação de conteúdo: seguro