A AUTODESTRUIÇÃO DE MICKEY ROURKE E O FILME 'O LUTADOR'

Fui assistir ao ‘O LUTADOR’ de Darren Aronolsky a alguns anos.

Um filme que despertou um interesse especial na época, na mídia e no público, devido ao papel principal ser protagonizado pelo ator Mickey Rourke, que passou a última década por um processo auto destrutivo, inexplicável para as pessoas do meio, e principalmente para o público e fãs de uma forma em geral.

Muitos anos antes tinha protagonizado "Sete semanas e meia de amor" , que o tornou um ícone, e que foi um sucesso de público e depois sumiu.

E ai voltar a ver o ator em cena, desfigurado pelas lutas de boxe de baixo nível que passou a disputar, e vendo alguém como ele, que tinha conseguido tudo o que as pessoas, materialmente falando, mais almejam na vida que é dinheiro, assédios, beleza e fama, e envereda por um caminho altamente destrutivo, até chegar mesmo a destruir toda a sua beleza física e todos os milhões que já tinha adquirido, antes de ter, novamente, esta nova oportunidade, não tem como não nos levar a pensar nos ‘porquês’ destas suas escolhas.

Pelas minhas vivências no início da minha vida, na transição adolescente/adulto, acredito que posso tranquilamente entender o que se passou na cabeça dele.

‘Não tinha estrutura psicológica para agüentar tudo aquilo’. ‘Veio de família desajustada e outros motivos’, é o que a maioria das pessoas vão considerar. Estão corretos em parte, mas é muito simplista e superficial estas colocações.

Cabe aprofundar um pouco o assunto.

Ao contrário do que se pode imaginar a beleza, muitas vezes, é uma carga, um martírio, e motivo para muitos sofrimentos, para quem gostaria de passar no anonimato.

Só que sabendo não existir castigo no mundo e sim colheitas, e considerando-se que o mundo é perfeito e justo, então esta beleza que faz sofrer, é uma colheita como outra qualquer, trazendo infortunio, só que é um sofrimento  na contramão do que todos imaginam, pois mulheres abundam e ele gostaria de se esconder..

Esta beleza vai colocar este jovem, ainda sem estrutura emocional, em evidência em todo lugar em que ele for. Ele nunca vai passar despercebido e o que ele mais gostaria é que ninguém o visse. Ele se considera uma mentira e gostaria de se esconder de todos, pois não se sente bonito e pode ter uma auto estima muito baixa e ai o conflito.

Por causa desta fragilidade interior não sabe trabalhar com este assédio. Gostaria de se isolar, mas não consegue, não tem como, e não gostaria que essa sua fragilidade afetiva se torne vísivel.

Então acaba criando uma máscara, vivendo uma vida que não é a sua, sem sintonia com o seu íntimo, procurando a todo custo, escondê-lo e com o tempo isto cansa e ele desaba.

Ele tem ai que encarar os seus fantasmas interiores, e o ‘bicho pegando’, começa as fugas e cada um vai à direção que lhe parece melhor. Muitos para a droga, outros para a delinqüência, e outros para ações destrutivas como, aparentemente, o caso do ator, ao invés de irem à busca incansável da solução real e dos esclarecimentos que tragam Luz e Verdade para todo esse sofrimento.

Verdade esta que é o único caminho que apaziguaria esta alma e lhe daria a paz tão almejada, dependendo do seu esforço a partir daí.

O caminho que me pareceu escolhido, por este tão bom ator, foi o caminho da destruição da sua beleza exterior, que eu, em meu livre pensar, acho que ele viu como a causa do problema, ao invés de combater a verdadeira, que era a falta de beleza interior que ele sentia não ter.

Tudo isso são suposições em cima das minhas experiências, e auto estima não se corrige tendo legiões de namoradas, poder e dinheiro, e por isto muitos astros internacionais terem fins tão trágicos, apesar de terem tido tudo isso, mas para cada astro conhecido quantas legiões de pessaos não tem os mesmos problemas?

Os exemplos são muitos a começar no passado por Elvis Presley, e mais recentemente Michael Jakson, Amy Winehouse e Robin Williams, este, apesar do grande ator de comédias romanticas que tantos nos fizeram rir, era um depressivo e infeliz contumaz e levava uma vida extremamente autodestrutiva tomando todo tipo de remédios e drogas para suavizar seu sofrimento de alma e acabou por se suicidar com eles.

Que ninguém se engane sobre a felicidade, ela está naquilo que a pessoa sente dentro de si, e não pelas exterioridades de sucesso ou dinheiro, mas o caminho para superar este sofrimento está em nos voltarmos para nós mesmos e apesar dos escombros que temos ali tentar construir uma nova construção.

Não tem outro caminho, e para quem conhece os segredos da vida espiritual, desvendados, por exemplo, de forma completa ,pelo mestre alemão Abdruschin em sua Mensagem do Graal, sabe que levar uma vida suicída só vai nos levar a mudar de lugar carregando o sofrimento, pois como é um sofrimento de alma, este continuará existindo, na mesma intensidade ou maior, na vida que continuaremos a ter sem o corpo terreno ou nas futuras aqui na Terra, pois a alma, nossa verdadeira essência, é sempre a mesma.

E lá não existem mais possibilidades de novos suicídios e não existem os palitivos farmacológicos que temos aqui, então mãos à luta em busca da paz que perdemos em atuações erradas em outras eras.

 N ã o  e x i s t e  o u t r o  c a m i n h o, a não ser através do conhecimento e do resgate, que é muito facilicitado quando conhecemos os meandros e as leis que regem a vida de todos nós.

"O que o homem semeia, isto ele colherá" dizia Jesus, mas nunca foi compreendido.


"Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de si mesmo”Roselis Von Sass - www.graal.org.br