Dimensões do Universo

Qualquer tese científica exige comprovação mediante fatos reais. E o homem não pode comprovar aquilo que não está ao seu alcance. Mesmo com todo avanço tecnológico, a exploração do universo representa ainda uma insignificância diante da sua grandiosidade ou mesmo infinitude. Nem mesmo todos os planetas do nosso sistema solar foram devidamente estudados. Agora a NASA está enviando mais um telescópio à semelhança do Hable para verificar a existência de um planeta semelhante à Terra, com condições de vida, fora do sistema solar.

Estudos já têm mostrado a existência de outras galáxias distante de nós milhões ou bilhões de anos-luz. Pelo conhecimento atual do homem, isto significa que elas são inalcançáveis. Saindo do lado científico onde tudo tem de ser devidamente comprovado e partindo para a dedução ou lei das probabilidades, difícil seria acreditar que em todo o Universo somente a Terra, comparativamente representando apenas uma minúscula partícula de areia, tem condições da vida. Estamos, portanto, muito longe de desvendar todos esses mistérios. Assim, na minha modéstia ignorância, prefiro recorrer a Shakespeare e deixar para os leitores a sua sábia frase: “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que pode conceber a vã filosofia do homem”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 06/03/2009
Reeditado em 06/03/2009
Código do texto: T1471887
Classificação de conteúdo: seguro