Devemos seguir as leis??

Começo a crônica com esta pergunta: devemos seguir todas as leis que nos impõem? Devemos seguir as leis que privam nosso bem-estar? Devemos quebrar todas as regras ou nenhuma delas?

A questão não é tão fácil quanto se põe, as leis existem desde que o mundo é mundo e foram criadas para frear o instinto animal do homem, no entanto, o homem nunca se sentiu tão preso quando a lei foi criada. As leis ocidentais são derivadas de duas fontes: primeiro o código que os romanos criaram para o controle da vida romana e bárbara, e a outra fonte é os Dez Mandamentos que todos conhecem ou deveriam conhecer.

Vamos pegar um mandamento judaico: não matar. Não tirar a vida de um semelhante, mas é o que os homens mais fazem nas guerras, matam-se milhares: velhos, crianças, e alega-se que foi por necessidade, por defesa, não há resposta mais cínica e hipócrita do que esta.

Se uma pessoa mata em legítima defesa ela deve ser presa? Ela não estaria violando o mandamaneto " não matarás"? Ou ela deve ser inocentada porque matou para defender para sua própria vida? A lei é clara e diz que em casos assim a pessoa não é presa, mas será que precisamos dessa lei para julgarmos? O nosso bom senso não pode resolver isto sem lei?

Quase 90 por cento ou até um pouco mais das leis são desconhecidas pelas pessoas, e elas só vêem a saber disto quando mais precisam. A própria sociedade cria " leis" que ao longo da vida somos torturados a seguir como falar, se comportar, agir, pensar, mas tudo isto é besteira, idiotice, charronice, estupidez.

Para terminar esta crônica que foi a mais chata que escrevi, eu gostaria de dizer que devemos apenas seguir uma lei: a do coração, porque ele é nosso maior conselheiro e guia

Heinrich Hoft
Enviado por Heinrich Hoft em 08/03/2009
Código do texto: T1476167
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.